Foto: Fieto
Os alunos da Escola SESI de Araguaína/TO retornam do 4º Festival de Robótica 2022 com duas medalhas: foi vencedora na categoria técnica ‘Pensamento Criativo’ e vice-campeã na categoria velocidade. A equipe Tucuna é formada por seis integrantes e concorreu com o protótipo TRF3 com cerca de 1,2 mil competidores em 43 equipes entre os dias 27 e 29 de maio no Pavilhão da Bienal em São Paulo.
Pela terceira vez na competição, a equipe competiu na categoria F1 voltada a alunos de 9 a 19 anos de idade. Além da construção do protótipo, o projeto da competição precisa ter uma ação social que, desta vez, foi voltado ao público com deficiência visual, autismo e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
A diretora da Escola SESI de Araguaína, Carmelita Cavalcante, destacou que os alunos avançaram consideravelmente nesta edição em relação a última. “Nessa temporada avançamos muito nos resultados. Nossa escola foi destaque, nossos estudantes e professores foram incríveis, nosso dever foi cumprido. Estamos preparando nossos estudantes para o mercado de trabalho que está cada vez mais exigente com a questão da tecnologia”, disse a gestora da unidade do SESI.
O professor e técnico da equipe, Ulisses Queiroz, ressalta o sentimento de dever cumprido. “Para nós foram prêmios muitos significativos, conseguimos evoluir muito no que diz respeito a construção do nosso carro, levando em conta a engenharia e toda aerodinâmica para que ele tenha um bom desempenho na pista. E o resultado foi magnífico, nós ficamos muito felizes. Perdemos o primeiro lugar por uma diferença de 19 milésimos de segundos, o que é menos que um piscar de olhos”, pontuou o técnico da Tucuna destacando a satisfação de toda equipe que, segundo ele, irá trabalhar nas falhas e voltar com força total no próximo ano.
Para a aluna Maria Eduarda Amaral, de 16 anos, não existem adjetivos na Língua Portuguesa que possam mostrar o quão prazeroso e produtivo foi participar Festival de Robótica do SESI. “É simplesmente surreal. Poder conectar-se com pessoas que estão na mesma vibe é sensacional. A adversidade do torneio não impossibilita que laços sejam construídos, pelo contrário, ela nos une em prol de uma conquista. E o que dizer das corridas? Mais rápido que nosso carrinho só a adrenalina em meu corpo. Vou trabalhar e estudar para voltar em 2023 mais uma vez competindo”, ponderou a estudante do 2º ano do ensino médio.
O Festival SESI de Robótica é disputado em 3 categorias com faixa etária e tarefas diferentes: a FLL (FIRST Lego League), a FTC (FIRST Tech Challenge) e a F1 (F1 in Schools).
Equipe Tucuna:
• Alunos competidores: Guilherme Pereira Silva, Jullyana da Silva Augusto, Maria Eduarda Amaral, Maria Moraes Vieira, Regimar de Deus Negreiros e Sérgio Gabriel Timóteo da Silva
• Técnicos: Ulisses Queiroz Parreira e Wlliobson Pereira Leite
• Diretora da escola: Carmelita Regina Cavalcante
(Fieto)
Inspirada na força simbólica presente em parte de seu nome, Ita, que significa “pedra” em…
Com a proposta de promover alinhamento técnico e institucional, com troca de experiências, escuta qualificada…
A Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e a Corregedoria-Geral da Justiça publicaram,…
Integrantes do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que atuam diretamente com adolescentes em conflito com…
Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Formação capacitou servidores sobre…
Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins Evento, realizado nesta…