Categories: Estado

Esmat abre inscrições para curso sobre heteroidentificação racial e políticas afirmativas


A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) está com inscrições abertas para o curso “Quem quer/pode ser negro no Brasil? Discriminações positivas e a necessidade das comissões de heteroidentificação racial”. A atividade ocorrerá no período de 6 a 12 de agosto, em formato híbrido, com carga horária de 20 horas-aula.

O curso foi solicitado e será coordenado pelo juiz Arióstenis Guimarães Vieira, com o objetivo de capacitar magistrados(as) e servidores(as) para garantir a efetividade das ações afirmativas nos concursos públicos realizados pelo Poder Judiciário Tocantinense, conforme estabelece a Resolução nº 541 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 2023.

A programação inclui conteúdos sobre fundamentos históricos e sociais das ações afirmativas, políticas de cotas, racismo estrutural e institucional, e os aspectos técnicos e jurídicos que orientam a atuação das comissões de heteroidentificação racial. 

As atividades contam com a condução do professor Rodrigo Ednilson de Jesus, especialista no tema, doutor em Educação e autor de obras de referência sobre identidade racial no Brasil.

O curso prevê uma etapa de ambientação virtual e atividades presenciais na sede da Esmat, em Palmas. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 50 vagas, distribuídas entre magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário Tocantinense.

Inscreva-se clicando aqui.

Para mais informações, consulte o edital ou contate o Núcleo de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Nufam) pelo telefone (63) 3214-2525 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas realiza ação de conscientização sobre os Direitos da Mulher na Graciosa e Praia do Prata | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza ação de conscientização sobre os Direitos da Mulher na Graciosa e…

60 minutos ago

reconhecida parentalidade socioafetiva de homem de 57 anos criado pelo ex-marido de uma tia, de 76 anos

O juiz João Alberto Mendes Bezerra Júnior homologou, nesta sexta-feira (18/7), pelo Centro Judiciário de…

1 hora ago

Restam poucas vagas para oficina de rimas com MC Mamuti neste domingo, 20 | Prefeitura Municipal de Palmas

Restam poucas vagas para oficina de rimas com MC Mamuti neste domingo, 20 Programação da…

2 horas ago

Prefeitura de Palmas intensifica serviços de troca de grelha em bocas de lobo no Plano Diretor | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas intensifica serviços de troca de grelha em bocas de lobo no Plano…

2 horas ago

Unidade de Saúde de Buritirana estará fechada temporariamente para conclusão de reforma | Prefeitura Municipal de Palmas

Unidade de Saúde de Buritirana estará fechada temporariamente para conclusão de reforma USF Walter Pereira…

4 horas ago

assistência estudantil terá recursos do Fundo Social do petróleo — Senado Notícias

A assistência estudantil para alunos de universidades públicas agora está entre as prioridades na destinação…

4 horas ago