A partir do apoio da Fundação Cultural de Palmas (FCP) , a exposição ‘Convergências: a poesia visual de Tchello d’Barros’ chega ao Espaço Mais Cultura Atriz e Educadora Marcélia Belém, na Quadra Arse 131 (1304 Sul) , com abertura oficial às 19 horas desta sexta-feira, 24. Inédita no Tocantins, a mostra gratuita conta com 30 poemas visuais que podem ser visitados, de segunda a sexta, das 8 às 19 horas, até o dia 24 de novembro.
A exposição apresenta um selecionado retrospectivo de obras que contempla desde o primeiro poema visual rascunhado pelo escritor e artista visual catarinense em um guardanapo, o ‘Preconceitos’ , em Blumenau, em 1993; à criação mais recente, a ‘O X da Questão’ , feita no Canal do Panamá, no primeiro semestre de 2025. As obras expostas no Mais Cultura propõem, segundo os realizadores, o refletir do público sobre a vida cotidiana na sociedade contemporânea.
De acordo com a gerente do Espaço Mais Cultura, Ândrea Bangoim , a ‘Convergências’, neste formato de exposição física itinerante, antes de chegar a Palmas, passou por 18 instituições culturais de outros 11 estados do Brasil; e dos países Bolívia, Chile, Espanha, Itália, Portugal, Sérvia e Uruguai. “É a primeira vez que o Tchello d’Barros, artista internacionalmente reconhecido, realiza um trabalho em Palmas. E ele optar por trazer a exposição para o Mais Cultura, visando ampliar o seu alcance, levá-la para mais perto da população de regiões menos centrais; isto o torna ainda mais admirável”, enaltece.
Linguagem híbrida
Conforme explica Tchello d’Barros, a poesia visual é uma linguagem híbrida que, para além das questões da forma ou do desenho, traz em si o instigante desafio de colocar em diálogo outras linguagens, como a literatura, as artes gráficas, a colagem, a fotografia, e a infogravura; dentre outras. “Considero o poema visual uma linguagem adequada para tratar de temas contemporâneos, de interesse geral da sociedade; como vida social, fé, amor, relações humanas e dicotomias do cotidiano. E a exposição presencial permite ao público ter contato com esta modalidade híbrida de expressão plástica e ao mesmo tempo literária, que em geral ainda é pouco conhecida por aqui”, afirma.
Mais informações
Para conhecer mais sobre o Tchello d’Barros, basta acessar os perfis oficiais do escritor e artista visual no Instagram, no Pinterest, no Youtube ou no WordPress.
Serviço
O quê: Exposição gratuita ‘Convergências: a poesia visual de Tchello d’Barros’.
Quando: segunda a sexta, das 8 às 19 horas, até o dia 24 de novembro.
Onde: Espaço Mais Cultura: Quadra Arse 131 (1304 Sul), Palmas. Telefone: (63) 3212-7315.
Texto: Marcus Mesquita
Edição: Fernanda Sousa
No meio do movimento apressado do Shopping Capim Dourado, em Palmas, uma ilha instalada em…
Prefeitura de Palmas promoverá consultoria financeira para empreendedores que receberam crédito da instituição Inscrições são…
Eduardo Siqueira Campos acende iluminação natalina de Palmas e conduz passeio ciclístico na abertura da…
A infância de Maria Tereza foi, por muito tempo, medida na ponta de um dedo.…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) reforça a disponibilidade do Sistema de Atualização de…
Prefeitura de Palmas promove ação sobre diversidade e cultura no Cras Xerente Evento comunitário foi…