Espaço Saúde do Tribunal de Justiça lança podcast para conscientização no Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo
Nesta sexta-feira (20/2), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) reforça as ações do Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo com um podcast especial produzido pelo Espaço Saúde. O programa, disponível no YouTube da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), traz orientações de especialistas sobre os riscos do uso abusivo de substâncias e as formas de acolhimento disponíveis para magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) e colaboradores(as) do Judiciário tocantinense.
O podcast é conduzido pela coordenadora do Espaço Saúde, a médica cardiologista Elaine Cristina Ferreira, com a participação do médico do Núcleo de Atenção Psicossocial (NAPsi), o psiquiatra Wordney Carvalho Camarço, que debatem o impacto dessas substâncias na saúde e na vida profissional. O podcast completo pode ser acessado no canal da Esmat.
Durante o bate-papo, os especialistas debateram os perigos “invisíveis” do álcool, entre eles a falsa percepção de segurança no consumo “seguro” da substância. Wordney esclareceu que estudos atuais derrubaram o mito de que uma taça de vinho faz bem ao coração, ao ressaltar que o álcool pode causar arritmias cardíacas imediatas e evoluir para insuficiência cardíaca. “Não existe uma quantidade segura de álcool”, enfatiza o psiquiatra.
Os danos cerebrais pelo uso crônico são apontados pelos especialistas como um fator de risco direto para demências, inclusive a chamada “demência alcoólica”, uma condição que se manifesta por alterações graves de comportamento e agressividade, devido à toxicidade direta no cérebro. Outro ponto destacado no bate-papo é o fato de o álcool funcionar como um “gatilho” para o uso de outras drogas, ao reduzir a capacidade crítica e o autocontrole do indivíduo.
O podcast também revela uma mudança no perfil e vulnerabilidade feminina. Conforme discutido pelos especialistas, houve um crescimento do alcoolismo entre mulheres, enquanto as taxas entre homens permaneceram estáveis. Segundo o psiquiatra, o uso patológico entre o público feminino triplicou nos últimos anos, ao passo que o sistema de saúde ainda carece de estruturas específicas para o acolhimento e tratamento de mulheres alcoolistas.
Onde buscar ajuda
O Tribunal de Justiça do Tocantins mantém uma estrutura discreta e profissional para acolher quem precisa de suporte. O NAPsi (Núcleo de Atenção Psicossocial), localizado no Edifício Florença (ao lado da Corregedoria), funciona em ambiente apartado para garantir a privacidade. A equipe conta com psicólogos, assistentes sociais e psiquiatras, e com o Centro de Saúde (Cesau), que atua no acolhimento, triagem e encaminhamento de casos para a rede de assistência.
A recomendação dos médicos é que o primeiro passo seja dado o quanto antes. “Se você não tiver forças para ir sozinho, peça a um colega ou familiar. Nós estamos aqui para ajudar a dar os próximos passos”, finalizou Wordney Camarço.
⏹MACRODESAFIO
Fortalecimento da Relação Institucional do Poder Judiciário com a Sociedade



Comentários estão fechados.