Palmas

Espaços destinados a amamentação são instalados nos CMEIs de Palmas

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria da Educação (Semed), instalou dentro dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), o espaço denominado ‘Cantinho da mamãe: Amor em forma de leite’, destinado a atender as mamães e servidoras da rede municipal de ensino que estão em período de amamentação.

A Prefeita Cinthia Ribeiro, acompanhada da secretária da Educação, Cleizenir dos Santos, entregou na manhã desta segunda-feira, 22, o espaço de amamentação instalado no Cmei Ana Luísa Rodrigues, localizado no setor Bertaville. O espaço que conta com cadeira de amamentação, bancada com trocador de fraldas, armário e ar-condicionado, servirá de apoio para as mamães e servidoras da rede que estão em período de amamentação.

Além do Cmei Ana Luísa, outras seis unidades educacionais que atendem crianças matriculadas no Bercário I e II também receberam a instalação do espaço de amamentação. São eles: Cmei Amâncio José de Moraes, Cmei Ciranda Cirandinha; Cmei Cantinho Feliz, Cmei Romilda Budke Guarda, Cmei Sonho de Criança e Cmei Vitória Régia. Para a implantação desses espaços foram investidos pela gestão municipal o montante de R$ 42.903,00.

A prefeita Cinthia afirmou que o ‘Cantinho da mamãe: Amor em forma de leite’ foi pensado para ajudar as mamães a manter a amamentação. “Nós buscamos humanizar cada vez mais esse processo dentro de nossas unidades educacionais e dentro de outros espaços públicos da prefeitura. Cantinhos assim como esse, que começaram nos nossos Cmeis, já são uma realidade em toda nossa rede de educação e também dentro da Prefeitura de Palmas, no meu gabinete e a ideia é levar para outros lugares, como as unidades de Saúde, o Prédio do Buriti, entre outros”, declarou.

Segundo a secretária da Educação, Cleizenir dos Santos, o espaço de aleitamento é importante tanto para as mães, quanto para os Cmeis porque servirá para motivar as mães a continuarem amamentando seus filhos mesmo após a licença maternidade. “É um espaço voltado tanto para as mães servidoras, quanto para aquelas que tem crianças matriculadas na unidade. A ideia foi criar um ambiente que incentivasse o aleitamento materno e que fosse acolhedor. Esses espaços farão muita diferença na rede municipal. Já temos sete instalados e expandiremos para as outras unidades que tenham crianças dessa faixa etária”, afirmou.

O ‘Cantinho da mamãe’ foi aprovado pela mãe do pequeno Anthony Miguel Chavier, Lorena Dias que disse estar muito feliz com o espaço. “Achei muito bonito e confortável. Antes eu amamentava em qualquer lugar do Cmei, mas agora eu terei um local bem aconchegante para amamentá-lo, um espaço muito bom que lembra a casa da gente”, afirmou.

Redação

Recent Posts

Presidente do TJTO destaca avanços e compromisso institucional ao abrir o Ano Judiciário 2026, em sessão histórica

“Dou início aos trabalhos judiciais de 2026 com a mesma responsabilidade e comprometimento do dia…

16 horas ago

Em abertura do Ano Judiciário, corregedor-geral da Justiça compartilha balanço de 2025 e perspectivas para 2026

“Iniciamos o Ano Judiciário de 2026 convictos de que a Corregedoria-Geral da Justiça seguirá exercendo…

17 horas ago

Cursos presenciais, semipresenciais e autoinstrucionais marcam a agenda da Esmat em fevereiro

O mês de fevereiro marca o início da agenda de cursos e de eventos promovidos…

18 horas ago

Prioridades do governo para 2026 incluem fim da escala 6×1, regulação do trabalho por aplicativo e segurança pública – Notícias

02/02/2026 - 17:20   Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Rui Costa (E) entrega mensagem aos presidentes…

19 horas ago

Judiciário do Tocantins disponibiliza relatórios de atividades em formato online e versão em linguagem simples

Pela primeira vez, o Poder Judiciário tocantinense publica uma versão impressa, em linguagem simples,  do…

19 horas ago

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 6/2 a 13/2

Portaria Nº 262 de 30 de janeiro de 2026 Dispõe sobre a escala de…

24 horas ago