Categories: Estado

estudantes do EducaJus vão desenvolver projetos em benefício da comunidade escolar


Três dias, cinco palestras, uma oficina, muitas ideias e futuros projetos que poderão transformar o dia a dia de estudantes do 9º ano do ensino fundamental II, nas escolas municipais: Núcleo Euclides da Cunha, na zona rural de Guaraí; e Francisco Pinheiro da Silveira – Anexo 1, em Tabocão.

Esse foi o resultado de mais um ciclo de atividades do EducaJus – De papo com a Justiça. Nas manhãs e tardes dos dias 5, 6 e 7/6, o programa piloto do Poder Judiciário do Tocantins concluiu as fases “Saber”, “Comemorar”, “Comprometer” e “Planejar”.

Conhecimento

A fase do “Saber” aconteceu na segunda e terça-feira (5 e 6/6), onde foram apresentadas palestras sobre temas apontados pelos próprios estudantes, em exercícios e dinâmicas aplicadas pela equipe multidisciplinar durante a fase “Ver”, ocorrida em maio, no primeiro ciclo de atividades do programa.

Foram ministradas palestras sobre os seguintes temas: Sistema Prisional brasileiro e tocantinense, com o magistrado Fábio Costa Gonzaga, diretor do Foro da Comarca de Guaraí e juiz titular da Vara Criminal; Educação Financeira, com o servidor da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), Rogério Lopes; Agentes da Democracia, com os servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO), Dorival Reis e Juliana Bringel; Racismo, com a procuradora da Justiça do Ministério Público do Tocantins (MPTO), Maria Cotinha Bezerra, e a juíza Renata do Nascimento e Silva, titular da 1ª Vara Criminal na Comarca de Paraíso do Tocantins; e Equidade de Gênero, com a advogada e fundadora do primeiro escritório de Advocacia para Mulheres do estado do Tocantins, Stella Bueno.

Clique aqui e saiba como foi!

Na quarta-feira (7/6), a psicóloga e servidora da Coordenadoria da Cidadania (COCID), vinculada à Corregedoria Geral da Justiça (CGJUS), Luciane Prado, desenvolveu uma oficina lúdica sobre Inteligência Emocional. Por algumas horas a sala de aula se transformou em um ambiente de cores e sons. E os estudantes, em roda, de mãos dadas, estabeleceram uma conexão para falar das emoções.

“No mundo da razão, precisamos enxergar com os olhos do coração. E não expressar nossas emoções, não significa não senti-las. Todos nós temos dias bons e dias ruins, e todos os sentimentos são humanos e necessários. A grande questão é saber o que fazer com eles. Nós precisamos saber escolher quais sentimentos queremos alimentar”, explica Luciane.

Celebração

A fase “Comemorar” marcou o início de um novo ciclo no Educajus. E na atividade, os alunos participaram de uma gincana, onde colocaram à prova os conteúdos absorvidos nas etapas do ciclo anterior. O quiz também serviu como um feedback dos estudantes à equipe do programa, composta por magistrados, servidores, egressos e mestrandos do Programa de Pós-Graduação da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), além de órgãos e instituições parceiras.

Comprometimento e Planejamento

Nas fases “Comprometer” e “Planejar”, os estudantes se dividiram em grupos mediados por um integrante da equipe multidisciplinar, recebendo um exemplar da Constituição da República Federativa do Brasil e uma cópia da Declaração Universal dos Direitos Humanos. E com base nos dois documentos, e nas necessidades estruturais e logísticas de cada escola, os grupos elaboraram propostas de ações em benefício da comunidade escolar.

O grupo da Ana Clara, de 14 anos, seguindo o artigo nº 217 da Constituição Federal, sugeriu a construção de uma quadra poliesportiva no espaço utilizado pela Escola Municipal Núcleo Euclides da Cunha para aulas de educação física e atividades de recreação. Uma ação que, segundo a estudante, poderá contribuir com a escola e toda a comunidade da região Beira do Rio, na zona rural de Guaraí.

Alunos da Municipal Núcleo Euclides da Cunha apresentaram diversas propostas

Socialização

Após apresentarem as propostas, os grupos tiveram a orientação da equipe Educajus sobre como transformá-las em um projeto, com o planejamento e estruturação de possíveis ações, como abaixo-assinados, vídeos produzidos pelos próprios alunos, entre outras iniciativas que mobilizem a comunidade e os órgãos competentes.

De acordo com a juíza auxiliar da presidência e coordenadora do programa, Rosa Maria Rodrigues Gazire Rossi, a fase “Socializar” vai encerrar os ciclos experimentais do EducaJus na comarca de Guaraí. E para esta última etapa, o Poder Judiciário do Tocantins lançará um edital de apoio ao melhor projeto de cada escola. “Esses projetos serão analisados por comissão formada por integrantes da equipe do EducaJus. E no dia 7/8, em um evento de encerramento no foro da comarca de Guaraí, com a presença das escolas, de representantes do judiciário e autoridades locais, os projetos vencedores serão anunciados”.

Equipe

Para a execução do Educajus – De papo com a Justiça, a Presidência do TJTO instituiu, por meio da Portaria nº954/2023, o Grupo de Trabalho, que tem a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, como presidente-gestora do grupo; a juíza auxiliar da Presidência, Rosa Maria Rodrigues Gazire Rossi, como gestora e coordenadora; como integrantes as servidoras e servidores: Priscila de Campos Sales Filho; Ana Carina Mendes Souto; Roberta Martins Soares Maciel Ismael; Luciane Rodrigues do Prado Faria; Fernanda Pontes Alcântara; Andreia Teixeira Marinho Barbosa; Darllane Cristina dos Santos Ferreira Tacho;  Amanda Emiliene Arruda; e Kézia Reis de Souza.  Já da equipe do Cejusc da Comarca de Guaraí participam do projeto a servidora Carla Regina Nunes dos Santos Reis e os conciliadores Jocimeire Araujo Fava, Magna Moreira Feitosa, Amanda Costa Silva e Sérgio Leal Mota.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Cevid/TJTO divulga relatório de atividades de 2025

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de…

10 horas ago

Justiça em Augustinópolis condena gestores públicos por improbidade e determina ressarcimento de R$ 191 mil ao município

Um ex-prefeito, uma ex-servidora e um pregoeiro de Augustinópolis estão sentenciados a ressarcir o valor…

11 horas ago

Esmat realiza primeira turma da Oficina Linguagem Simples para equipes da Corregedoria-Geral da Justiça

A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) realizou, nos dias 10 e 11 de fevereiro,…

12 horas ago

Colinas recebe formação para fortalecer atuação na Oficina de Parentalidade e Divórcio

Colinas do Tocantins recebe, nesta semana, a Formação de Expositores da Oficina de Parentalidade e…

13 horas ago

Como preparar sua startup para vender para grandes empresas | ASN Tocantins

Para startups que buscam crescer vendendo produtos ou serviços para grandes corporações, o caminho envolve…

13 horas ago

Confira dicas do Sebrae para pequenos negócios lucrarem no Carnaval | ASN Tocantins

Enquanto foliões esperam pelo Carnaval para se divertir, a hora é de lucrar para grande…

14 horas ago