Categories: Estado

Facilitadoras TJTO participam de curso de Formação de Instrutores de Círculos de Construção de Paz, em Pernambuco


O Tribunal de Justiça do Tocantins está representado no Curso de Formação de Instrutores de Círculos de Construção de Paz (CCPS) com a Professora Kay Pranis, que acontece até esta sexta- feira (15/9), em Recife (PE).

Promovido pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), o curso teve início dia 11 de setembro foi direcionado para magistrados (as) e servidores (as)  do Judiciário dos 16 estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil, dos quais 13 estavam  presentes no evento.

Do Tocantins, participaram a juíza Luciana Costa Aglantzakis e a servidora lotada no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Lorena da Cruz Neves Pimenta Gutierrez.

“Este trabalho é uma jornada de amor necessária para os processos judiciais e pré-processuais que optam por essa nova técnica de composição de conflitos. A habilidade e o empenho da percussora da Justiça Restaurativa e o aprendizado com a fonte materna, que é Kay Pranis, é um presente que será de grande valia para o Tribunal de Justiça”, afirmou a juíza.

A servidora Lorena Gutierrez destacou a alegria em participar do curso. “Alegro-me por estar nesta formação,  crescendo com outros profissionais da Justiça Restaurativa e  podendo levar para o meu estado a formação para novos facilitadores que atuarão com a diversidade, resistência e resiliência que caracterizam o nortistas, quilombolas, indígenas e tantos outros povos da nossa região”, disse.

Sobre o curso

Focado em aprofundar os conhecimentos dos que atuam na justiça restaurativa, a formação como instrutores os qualifica para o trabalho nos círculos de construção de paz.

Além disso, a capacitação se propõe a entregar às nossas instituições, multiplicadores aptos a contribuir com a Política Judiciária Nacional de Justiça Restaurativa fortalecendo a autonomia dos tribunais de justiça, que poderão montar seus respectivos planos formação em justiça restaurativa efetivando o art. 5, III, da Res. 225/16.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Proteção de dados na prática: por onde o pequeno negócio deve começar | ASN Tocantins

Em um contexto em que a correta gestão de dados se tornou mais que uma…

2 horas ago

Prefeitura de Palmas participa de ato de combate à intolerância religiosa | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas participa de ato de combate à intolerância religiosa Atividade realizada na Câmara…

16 horas ago

Prefeitura de Palmas irá fiscalizar cumprimento das novas regras de trânsito para veículos elétricos | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas irá fiscalizar cumprimento das novas regras de trânsito para veículos elétricos Exigências…

16 horas ago

Oficinas de artes da temporada de férias da Fundação Cultural de Palmas seguem até próxima semana | Prefeitura Municipal de Palmas

Oficinas de artes da temporada de férias da Fundação Cultural de Palmas seguem até próxima…

16 horas ago

Prefeitura de Palmas apresenta estudos para requalificação dos acessos à rotatória na BR-010, em Taquaralto | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas apresenta estudos para requalificação dos acessos à rotatória na BR-010, em Taquaralto…

17 horas ago

Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços de material escolar | Prefeitura Municipal de Palmas

Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços de material escolar Levantamento foi realizado nos…

17 horas ago