Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização da ancestralidade quilombola, a comunidade Quilombo do Prata, em São Félix do Tocantins, realiza nesta sexta e sábado, 4 e 5 de julho, a 11ª edição da Festa da Rapadura. O evento, que conta com o apoio do Sebrae Tocantins e da Energisa, por meio do projeto Energia Para Crescer, se destaca como um importante vetor de fomento ao empreendedorismo, à cultura e ao turismo sustentável na região do Jalapão.
A programação inclui apresentações culturais, atividades esportivas, exposições de artesanato, culinária típica e a tradicional demonstração ao vivo do processo artesanal de produção da rapadura, símbolo de resistência e trabalho coletivo no território.
Para a gerente do Sebrae Tocantins, Millena Lima, o evento é mais do que uma celebração cultural. Segundo ela, a festa reúne tradição, gastronomia e identidade regional, transformando o Quilombo do Prata em um polo de conexão entre saberes ancestrais e desenvolvimento local.
“O maior tesouro desta região são as próprias pessoas, suas histórias e hospitalidade única, que fazem do Jalapão um exemplo de sustentabilidade e inclusão social”, afirma. Milena também reforça que, por meio do projeto Energia Para Crescer, o Sebrae capacitou empreendedores locais, especialmente do setor gastronômico, para que pudessem aproveitar as oportunidades geradas pela festa e apresentar os pratos típicos da região. “Nosso objetivo é transformar vidas por meio do conhecimento e ampliar as possibilidades de renda com base no potencial das comunidades tradicionais”, pontua.
A empreendedora Rosirene Ribeiro Rocha, 46 anos, é uma das participantes da festa e irá comercializar, junto com seu esposo, Manuel Francisco de Sousa, 55 anos, produtos como doce de buriti, abóbora caramelizada, paçoca de carne seca e a tradicional rapadura. “O Sebrae foi um aliado importante no nosso processo. Com as capacitações, a gente aprendeu mais sobre como organizar a produção, calcular os custos e atender melhor os visitantes”, conta Rosirene.
O diretor técnico do Sebrae Tocantins, Rogério Ramos, enfatiza que a Festa da Rapadura representa muito mais do que um evento cultural, mas também uma poderosa ferramenta de desenvolvimento territorial. Segundo ele, a expectativa é atrair os moradores da região e visitantes de outros municípios e estados. “Essa iniciativa reforça o papel da cultura como alicerce para o desenvolvimento sustentável. Quando unimos os saberes tradicionais à qualificação empreendedora, mostramos que preservar as raízes é, também, construir caminhos para o futuro. É assim que promovemos a autossuficiência econômica das famílias e criamos oportunidades reais de geração de renda”, afirma o diretor.
A ação também conta com o apoio do Governo do Estado e Prefeitura Municipal de São Félix.
Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 Ação promovida…
Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início, nesta sexta-feira (4/7), à primeira edição…
O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Colinas…
Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e…
Prefeitura de Palmas orienta população sobre o combate ao trabalho infantil Material de divulgação é…