A Praia da Graciosa, em Palmas, ganhou novas cores e muita alegria na tarde deste sábado, 26, com a realização do Festival de Pipas. O evento, promovido pela Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), e pela Energisa, através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) e do Projeto Nossa Energia, transformou o local num verdadeiro ponto de encontro familiar.
Crianças e adultos participaram de oficinas com a Associação de Pipeiros, onde aprenderam a confeccionar suas próprias pipas. A programação incluiu ainda mini palestras sobre segurança com a rede elétrica, conduzidas pela Energisa, e orientações de trânsito oferecidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Todas as atividades aconteceram no caminhão do projeto Nossa Energia, estacionado à beira da praia.
Com as pipas prontas, era hora de soltá-las ao vento. Famílias inteiras se divertiram, como a do personal trainer Roniel Lopes da Silva Moreira e a esposa, Uriane Lopes, que aproveitaram o momento ao lado dos filhos Uriel, de 11 anos, e Liz, de 5 anos. “Soltei muita pipa enquanto criança e é maravilhoso ensinar agora meus filhos como é boa essa brincadeira”, destacou Roniel.
Longe das distrações digitais, pais e filhos partilharam sorrisos e tentativas animadas de alcançar o céu azul com as suas criações.
Para a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, o evento marcou mais um passo na revitalização da praia e na valorização do lazer em espaços públicos. “Trazer as famílias para esse espaço, num dia de lazer e convivência, é exatamente o que buscamos. A praia está sendo revitalizada a pedido do nosso prefeito, Eduardo Siqueira Campos, e vê-la cheia de vida mostra que estamos no caminho certo”, disse.
O presidente da Associação de Pipeiros, Cyrus Nunes, celebrou o sucesso da iniciativa. “Superou nossas expectativas. Foi maravilhoso. Mais de 400 pipas coloriram o céu da Graciosa”, disse.
Segurança em foco
Segundo a gerente de Planejamento e Orçamento da Energisa, Graziela Matos, a segurança foi um dos pilares do festival. “Até o início de julho, tivemos 14 ocorrências de pipas na rede elétrica em todo o Estado, afetando mais de quatro mil unidades consumidoras”, contou, explicando ainda a motivação do festival: “Promover eventos como o Festival de Pipas é justamente uma oportunidade de levar à população a importância desse tipo de brincadeira ser feita com segurança, sempre em espaços abertos e longe da rede elétrica. Hoje, cerca de 400 crianças foram para casa conscientes disso a partir das nossas oficinas, com um público que superou todas as expectativas”, finalizou.
Texto: Josiane Mendes
Edição: Lorena Karlla Mascarenhas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (31), o Projeto de Lei…
O Tribunal do Júri da Comarca de Xambioá, realizado nesta quinta-feira (30/10), condenou cinco homens…
No sul do Tocantins, uma mulher aprendeu a empreender observando a força e a sabedoria…
As empreendedoras Ana Siqueira Calleri (RO), Vilena Ribeiro Silva (MA), Lia Barros (PR), Camila Policarpo…
Palmas lança Núcleo de Cidadania de Adolescentes para certificação do selo Unicef Lançamento foi realizado…
Prefeitura de Palmas disponibiliza linha exclusiva para acesso aos cemitérios no Dia de Finados Ônibus…