A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e a Gerência Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), se reuniram no final da tarde da quinta-feira (23), para alinhar as ações estratégicas de monitoramento do derramamento de óleo no Córrego Brejo Comprido, no Parque Cesamar.
O presidente da FMA, Isac Braz da Cunha, explicou as ações que vêm sendo feitas desde a noite da quarta-feira (22), quando aconteceu o descarte na galeria pluvial da Avenida NS-10, próximo ao Parque Cesamar. “Desde o momento do ocorrido eu estabeleci um contato com a Guarda Ambiental e nós montamos uma estratégia, onde foi deflagrada a situação. Foi mantida uma equipe no local, para manter o flagrante e a partir daí nós começamos a monitorar de perto”, relatou.
Isac Braz explicou ainda que a FMA acionou os peritos ambientais para fazer um levantamento detalhado para embasar o auto de infração. “É um dano complexo, que precisa ter cautela. Vamos acompanhar, além disso, as medidas mitigadoras que forem impostas para a empresa que cometeu o crime ambiental”, completou.
Desde então, a empresa responsável pelo derramamento de óleo está realizando a retirada do resíduo da água. Técnicos da FMA acompanham e monitoram a todo tempo esse trabalho. Além disso, uma viatura da GMP está por lá para orientar turistas e visitantes do Parque Cesamar, sobre o serviço que está sendo realizado no local.
O inspetor Adalberto Bernardo, da Gerência Ambiental da GMP, reforçou que a retirada do óleo começou a ser feita de modo imediato. “O lançamento de resíduo foi cessado. Porém existe uma grande quantidade ainda dentro do Córrego Brejo Comprido e desde a manhã de hoje, quinta-feira, 23, a equipe contratada pela empresa faz a retirada dessa substância”, explicou.
Barreira de contenção e monitoramento
Ainda no final da tarde desta quinta-feira, 23, uma equipe do Corpo de Bombeiros colocou uma barreira de contenção no córrego, para evitar que o óleo se espalhasse.
Além disso, a FMA acionou órgãos competentes, tais como Corpo de Bombeiros, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Equipes serão enviadas, na manhã desta sexta-feira, 24, até a foz do Córrego Brejo Comprido, para monitorar a qualidade da água que está sendo liberada no Lago de Palmas e na Praia das Arnos.
Texto – Redação Secom Palmas
Edição – Denis Rocha/Secom Palmas
1/1
Prefeito Eduardo Siqueira Campos acompanha Dia D de vacinação em Palmas e elogia esforço conjunto…
Dia D contra sarampo da Prefeitura de Palmas movimenta cidade com ações do Missão Imunizar…
Educação inclusiva é tema da formação de abertura do 2º semestre da rede de ensino…
Rede municipal de ensino de Palmas consagra mais campeões em diversas modalidades esportivas na fase…
Prefeitura de Palmas empossará membros do Conselho do Trabalho, Emprego e Renda nesta segunda, 11…
Prefeitura de Palmas participa da abertura dos trabalhos do segundo semestre da Ação Social Arquidiocesana…