Com a chegada do período mais quente do ano e o aumento da intensidade dos ventos, cresce também o risco de queimadas urbanas e rurais na Capital. Além dos impactos ambientais, a fumaça representa uma ameaça direta à saúde da população. A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), alerta que a exposição a ela agrava doenças respiratórias como bronquite, rinite, sinusite e infecções pulmonares, além de desencadear ou piorar crises alérgicas.
“Quando inalamos a fumaça das queimadas, respiramos substâncias tóxicas como o monóxido de carbono e partículas que irritam as vias respiratórias. Isso pode provocar crises em pessoas com doenças crônicas, além de afetar mais severamente grupos vulneráveis, como crianças, idosos e gestantes”, explica o médico da Saúde da Família da Semus, Igor Coelho.
Atendimento
Durante este período de seca e calor intenso, as Unidades de Saúde da Família (USFs) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) registram, como já é esperado, um aumento na procura por atendimentos relacionados a problemas respiratórios, especialmente entre crianças e idosos. A orientação da Semus é que a população busque inicialmente a USF de referência em casos de sintomas leves, como coriza, tosse seca e irritação nos olhos ou garganta. Já sintomas mais severos, como dificuldade para respirar, chiado no peito ou febre persistente, requerem atenção imediata em uma das UPAs.
Uma das principais formas de contribuir para não agravar um período de baixa umidade e intenso calor, é que os moradores evitem qualquer tipo de queimada e mantenham seus lotes limpos, sem acúmulo de materiais secos e inflamáveis. Além de prejudicar a saúde coletiva, as queimadas são proibidas por lei e podem ser denunciadas aos órgãos ambientais competentes.
Texto: Rodrigo Marques
Edição: Denis Rocha
Apresentações do Natal Luz encantam o distrito de Taquaruçu Programação segue no fim de semana…
Educação de Palmas divulga resultado preliminar da análise de currículos dos candidatos a diretor escolar…
Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação…
Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 Obra…
A Comarca de Araguaína participou, mais uma vez, da Campanha Papai Noel dos Correios, iniciativa…
Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a…