Programa visa inserir até 60 mil estudantes, de 14 a 18 anos, no mercado de trabalho; ‘celeiro de empreendedores’, diz secretário da gestão Tarcísio
Lançado em abril deste ano, o Jovem Aprendiz Paulista é uma iniciativa do Governo do Estado que visa inserir e qualificar melhor os jovens de 14 a 18 anos para o mercado de trabalho. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Projetos Estratégicos, o programa prevê investimentos de R$ 145,5 milhões por parte do Estado e a contratação de até 60 mil estudantes da rede pública de ensino, com idade entre 14 e 18 anos, por micro e pequenos empreendimentos. O diferencial desta versão, segundo o secretário Extraordinário de Planejamento Estratégico, Guilherme Afif Domingos, está no fato de o poder público estadual assumir as despesas de capacitação técnica e pedagógica dos aprendizes. Com isso, diz, há condições para que as contratações sejam mais baratas para as micro e pequenas organizações. “Nesses mais de 20 anos de aprovação, o programa foi acolhido pelas grandes e médias empresas, que são apenas 2% do total, os outros 98%, formados por pequenas e micro, não foram obrigadas e nem incentivadas a aderir à iniciativa. Consideramos esse programa um celeiro de formação de profissionais e empreendedores”, afirma com exclusividade para o site da Jovem Pan.
O secretário ainda esclarece que a jornada dos aprendizes será de quatro dias de trabalho, com carga horária diária de quatro a seis horas, e um dia exclusivo para capacitação online. O jovem vai receber o equivalente do salário mínimo por hora, que no fim do mês pode somar cerca de 70% do valor. Para Afif Domingos, quando se investe na contratação por pequenas e médias empresas, que em sua maioria está fora dos principais eixos da cidade, existe a vantagem de fornecer trabalhos disponíveis nas mesmas regiões onde os adolescentes residem e estudam; pois, dessa forma, há, segundo ele, um fomento a economia local, reduz custos com transporte e tempo de deslocamento, além de ampliar a conexão entre os empreendedores e as comunidades que abrigam os micros e pequenos negócios. “O aprendiz tem registro na Carteira de Trabalho e ajuda o jovem a comprovar experiência no mercado de trabalho. estamos o inserindo e o capacitando para uma vida profissional, e assim, o afastando do tráfico de drogas”, conta.
USF Santa Bárbara oferece serviços ampliados a partir desta segunda-feira, 15 Estrutura reformada e equipes…
Natal Luz leva encanto, solidariedade e cidadania ao Jardim Taquari Programação reuniu famílias em frente…
Parque Cesamar lotado vive noite de poesia, música e gesto solidário no Natal Luz de…
Comunidade rural São Silvestre recebe mutirão de serviços do projeto Cidadania Rural Ação da Prefeitura…
Formatura da 10ª turma do Projeto Pescar celebra inclusão social e capacitação de jovens em…
Prefeitura de Palmas amplia acesso ao planejamento familiar com inserção gratuita de DIU Serão 100…