Estado

Governo do Tocantins têm apoio de entidades representativas para suspensão da vacinação antiaftosa em 2023

A última campanha de vacinação contra a febre aftosa será realizada em novembro de 2022. A partir de 2023, a vacinação será suspensa, conforme autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Para ter o apoio oficializado das instituições que fazem parte da Equipe Gestora estadual do Plano estratégico 2017-2026 para a retirada da vacinação contra febre, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) promoveu uma reunião nessa segunda-feira, 24, para reforçar a medida.

A concordância das entidades foi unânime no apoio à suspensão da vacinação para evolução sanitária do Estado. “A Equipe, formada por instituições públicas e privadas, tem a responsabilidade de coordenar e gerir ações previstas no Plano Estratégico 2017-2026 da retirada da vacinação antiaftosa. Os membros têm o papel crucial de discutir e colaborar com a execução de medidas que resultam no avanço da condição sanitária e esse apoio reforça nossas atividades em prol de benefícios a toda a sociedade”, disse o diretor de defesa, inspeção e sanidade animal da Agência, Márcio Rezende.

O presidente-executivo do Sindicato das Indústrias de Carnes Bovinas, Suínas, Aves, Peixes e derivados do Estado do Tocantins (Sindicarnes), Gilson Ney Bueno Cabral, afirmou que vem acompanhando há anos todo o processo e concorda com os avanços que a retirada da vacina vai propiciar aos empresários, além de confiar no trabalho executado pela Adapec. “Nossa classe concorda com a suspensão e daremos apoio para o reconhecimento de livre da doença sem vacinação”, ressaltou.

O presidente do Fundo Privado de Defesa Agropecuária (Fundeagro), Saddin Bucar, acrescentou que considera a medida um grande avanço para o Estado. “Os produtores rurais terão custos reduzidos com a retirada da vacina,  o manejo de animais, bem como, terão menos perdas no frigorífico já que a vacina causa alguns abcessos”, relatou.

A secretária-geral do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/TO), Joseanne Cademartori Lins disse que reconhece que foi um longo processo, de trabalho duro e investimentos, para chegar nesse ponto da evolução sanitária. “O produtor tem consciência da importância e não tem nada a temer. O Conselho acredita indiscutivelmente que é chegada a hora”, pontuou.

Participaram ainda da reunião os representantes da Superintendência Federal da Agricultura (SFA/TO) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins). O Grupo é composto ainda pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e Federação da Agricultura e Pecuária (FAET). Ambas manifestaram apoio, por meio de ofício.

Campanha

A última etapa da campanha contra a enfermidade vai ocorrer entre os dias 1º e 30 de novembro, para todos os bovinos e bubalinos, independente da faixa etária, ou seja, de mamando a caducando. Mais de 10,5 milhões de animais pertencentes a 55,1 mil produtores rurais, estarão envolvidos. A declaração da vacinação é obrigatória e deverá ser realizada na Adapec.

Redação

Recent Posts

Senadora Professora Dorinha celebra sanção do Sistema Nacional de Educação, marco histórico para o país • Senadora Professora Dorinha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (31), o Projeto de Lei…

12 horas ago

Prefeitura de Palmas conclui abordagens educativas para conscientização sobre trabalho infantil | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas conclui abordagens educativas para conscientização sobre trabalho infantil Ação aconteceu na manhã…

14 horas ago

Prefeito Eduardo Siqueira Campos destaca papel da Escola Sesi de Referência e defende parceria para avanço da indústria 4.0 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito Eduardo Siqueira Campos destaca papel da Escola Sesi de Referência e defende parceria para…

14 horas ago

Prefeitura de Palmas leva apresentação sobre mobilidade urbana para o Arena ANTP 2025, em São Paulo | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas leva apresentação sobre mobilidade urbana para o Arena ANTP 2025, em São…

15 horas ago

Senadora Professora Dorinha celebra sanção do Sistema Nacional de Educação, marco histórico para o país • Senadora Professora Dorinha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (31), o Projeto de Lei…

1 dia ago

júri condena cinco homens por homicídio e organização criminosa e penas passam de 31 anos

O Tribunal do Júri da Comarca de Xambioá, realizado nesta quinta-feira (30/10), condenou cinco homens…

1 dia ago