Foto: Divulgação
O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da energia elétrica no Tocantins foi reduzido de 25% para 18%, com decisão da gestão estadual, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira, 14. A medida contribui para aliviar as finanças das famílias tocantinenses que sofrem os impactos da inflação e do desemprego.
As perdas com arrecadação serão repostas pelo governo federal, o que vai permitir ao Estado do Tocantins manter a saúde financeira junto às contas públicas. Na semana passada o ICMS sobre álcool e gasolina já havia sido reduzido de 29% para 18%.
Segundo o secretário da Fazenda, Júlio Santos, a redução da alíquota de ICMS demonstra que o Estado do Tocantins está sensível às necessidades da população e atento aos requisitos de segurança jurídica. “São medidas baseadas na necessidade da população, no reconhecimento que é preciso que cada instância faça sua parte. Então a União fez as indicações dela e o Estado do Tocantins não deixará que seja feita uma alíquota maior do que a necessária à manutenção do próprio Estado”, pontuou.
O secretário Júlio Santos afirma ainda, que a medida foi adotada pela gestão a partir do momento em que houve segurança jurídica, tanto com a lei federal quanto com decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).
A Medida Provisória 19/2022 entra em vigor imediatamente e vale até o dia 31 de dezembro de 2022.
Integrantes do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que atuam diretamente com adolescentes em conflito com…
Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Formação capacitou servidores sobre…
Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins Evento, realizado nesta…
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) selecionou duas propostas de enunciados elaboradas por profissionais do…
Guia de Segurança Alimentar de Palmas é premiado em Fórum Nacional de Nutricionistas Material é…
Prefeitura de Palmas garante ampla oferta de serviços de saúde no Dia D pela Primeira…