A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) inicia nesta segunda-feira, 9, o Estágio de Qualificação Profissional (EQP), uma capacitação com carga horária de 80 horas voltada a todos os guardas municipais da Capital. A formação será realizada no quartel da GMP e contará com a participação de 200 agentes, distribuídos em turmas. A primeira turma inicia com 40 guardas.
O EQP deste ano é fruto do convênio firmado entre a GMP, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), reafirmando a importância da cooperação institucional para o fortalecimento das forças de segurança pública.
A qualificação tem como objetivo atualizar e aperfeiçoar as competências técnicas e operacionais dos servidores, promovendo uma atuação cada vez mais eficiente e alinhada às exigências legais e sociais. A grade curricular inclui as seguintes disciplinas: condicionamento físico; defesa pessoal; bem-estar animal; Lei Maria da Penha; aspectos jurídicos da atuação policial; inteligência policial; gestão e comando; técnicas policiais, armamento e tiro.
Além da formação teórica e prática, todos os participantes passarão por exame psicológico, requisito obrigatório para a renovação do porte de arma, conforme previsto na legislação vigente.
De acordo com o comandante da GMP, Gilmar Fernandes, a iniciativa reforça o compromisso da Guarda com a valorização profissional, a segurança da população e o cumprimento rigoroso das normas que regem a atividade policial.
Texto: Márcio Greick
Edição: Denis Rocha
1/1
Apresentações do Natal Luz encantam o distrito de Taquaruçu Programação segue no fim de semana…
Educação de Palmas divulga resultado preliminar da análise de currículos dos candidatos a diretor escolar…
Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação…
Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 Obra…
A Comarca de Araguaína participou, mais uma vez, da Campanha Papai Noel dos Correios, iniciativa…
Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a…