A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) iniciou, nesta segunda-feira, 10, na Vila Agrotins, a etapa prática do curso de ‘Operação de Drones’, que segue até quarta-feira, 12. Cerca de 30 agentes participam da formação, que começou com aulas teóricas na quinta-feira, 6, e tem como objetivo ampliar o uso de tecnologias no trabalho diário da corporação.
No primeiro dia de atividades práticas, os participantes realizaram exercícios de ambientação e familiarização com a aeronave, seguidos de manobras básicas em baixa altitude, deslocamentos horizontais e giros coordenados. A prática também incluiu o uso simultâneo de múltiplas funções do equipamento.
A guarda metropolitana Roberta Siqueira da Silva destacou a importância da formação para o aprimoramento das atividades operacionais. “É muito gratificante participar desse curso, pois iremos agregar novas tecnologias ao nosso trabalho do dia a dia. A parte prática é bem mais tranquila, já a teórica exige mais conhecimentos sobre normas e regulamentos”, afirmou.
De acordo com a GMP, os drones serão utilizados em patrulhamento ambiental, mapeamento de áreas de desmatamento e ações de apoio operacional. Durante o curso, os agentes também participam de simulações de missões de fiscalização, incluindo técnicas de monitoramento, registro de dados georreferenciados, armazenamento e análise de imagens.
O guarda municipal de Araguaína que também participou do treinamento, Judson da Silva Cruz ressaltou que pretende multiplicar o conhecimento adquirido junto à sua corporação. “O drone facilita muito a atividade operacional. Nós iremos levar esse conhecimento para todos os nossos colegas da corporação”, disse.
As aulas práticas continuam nesta terça-feira, 11, a partir das 8h30, no Estádio Nilton Santos. Ao final do curso, os participantes passarão por avaliação e receberão o Certificado de Piloto de RPA (CPR).
Texto: Márcio Greick
Edição: Denis Rocha
1/1
1/1
1/1
1/1
Referência nacional na aplicação imediata das medidas protetivas da Lei Maria da Penha, o Tribunal…
O ano de 2025 entra para a história do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO)…
Palmas amplia proteção à mulher e serve 200 mil refeições em restaurantes comunitários Iniciativas de…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizará uma parada técnica programada no sistema GRP…
Prefeitura de Palmas realiza abordagem social na região norte da cidade Trabalho foi feito nesta…
Assistência Social de Palmas realiza mais de 97 mil atendimentos em 2025 e reforça papel…