Cerca de 30 agentes da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) participam do Curso de Operação Prática de Drones, que ocorre de 6 a 12 de novembro. A formação acontece no Instituto de Ensino GPS, localizado na Quadra 601 Sul, Avenida Teotônio Segurado, e conta também com a participação de dois guardas metropolitanos de Araguaína e uma servidora da Fundação do Meio Ambiente (FMA).
O curso de Piloto Remoto é uma capacitação para operação de aeronaves remotamente pilotadas, dividido em sete módulos, e aborda temas como: Fundamentos de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs): tipos de drones, princípios de voo, componentes, manutenção e aplicações em fiscalização ambiental; Meteorologia e Navegação: noções de meteorologia aplicada ao voo; Procedimentos Operacionais e Segurança: decolagem, navegação, manobras e pouso seguro.
Os agentes também farão simulação de Missões de Fiscalização: técnicas de monitoramento, registro de dados georreferenciados, armazenamento e análise de imagens; avaliação e emissão do Certificado de Piloto de RPA (CPR) e aulas práticas.
As aulas práticas com voos acontecerão em locais autorizados. No dia 10 de novembro, as atividades serão realizadas no Lago de Palmas, na região da Agrotins, e no dia 11 de novembro, no Estádio Nilton Santos.
Tecnologia no patrulhamento
Para o gerente da Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana, Adalberto Antonio Bernardo, o curso reforça o compromisso da Guarda Metropolitana de Palmas com a inovação tecnológica e a qualificação contínua de seus agentes para melhor atender à população.
De acordo com o comandante da Guarda Metropolitana de Palmas, Gilmar Fernandes, a capacitação é essencial para fortalecer o trabalho operacional da corporação. “Nós adquirimos dois drones de última geração que vão facilitar o patrulhamento ambiental, o mapeamento de áreas de desmatamento, da pesca predatória, além de apoiar a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) no monitoramento de incursões e operações especializadas”, disse.
Ainda de acordo com Fernandes, os equipamentos também serão utilizados pelo grupamento operacional para monitorar grandes eventos e reforçar a segurança.
Texto: Marcio Greick
Edição: Fernanda Sousa
1/1
1/1
Cmeis de Palmas realizam autoavaliação usando metodologia de Indicadores da Qualidade na Educação Infantil O…
Estudantes da Rede Municipal de Palmas conquistam medalhas na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação…
O comércio de Araguatins abriu nesta quinta-feira, 06, a edição 2025 do Liquida Rua Siqueira…
Em Palmas, campanha Papai Noel dos Correios será lançada nesta sexta-feira, 7, no Cmei Araras…
Falar sobre saúde masculina ainda é um desafio para muitos homens. A prevenção, porém, depende…
A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, recebeu, na…