Categories: Palmas

Guarda Metropolitana de Palmas realiza curso de Operação Prática de Drones | Prefeitura Municipal de Palmas


Guarda Metropolitana de Palmas realiza curso de Operação Prática de Drones

Equipamentos serão usados em patrulhamento ambiental, mapeamento de desmatamento e apoio operacional

Cerca de 30 agentes da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) participam do Curso de Operação Prática de Drones, que ocorre de 6 a 12 de novembro. A formação acontece no Instituto de Ensino GPS, localizado na Quadra 601 Sul, Avenida Teotônio Segurado, e conta também com a participação de dois guardas metropolitanos de Araguaína e uma servidora da Fundação do Meio Ambiente (FMA).

O curso de Piloto Remoto é uma capacitação para operação de aeronaves remotamente pilotadas, dividido em sete módulos, e aborda temas como: Fundamentos de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs): tipos de drones, princípios de voo, componentes, manutenção e aplicações em fiscalização ambiental; Meteorologia e Navegação: noções de meteorologia aplicada ao voo; Procedimentos Operacionais e Segurança: decolagem, navegação, manobras e pouso seguro.

Os agentes também farão simulação de Missões de Fiscalização: técnicas de monitoramento, registro de dados georreferenciados, armazenamento e análise de imagens; avaliação e emissão do Certificado de Piloto de RPA (CPR) e aulas práticas.

As aulas práticas com voos acontecerão em locais autorizados. No dia 10 de novembro, as atividades serão realizadas no Lago de Palmas, na região da Agrotins, e no dia 11 de novembro, no Estádio Nilton Santos.

Tecnologia no patrulhamento
Para o gerente da Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana, Adalberto Antonio Bernardo, o curso reforça o compromisso da Guarda Metropolitana de Palmas com a inovação tecnológica e a qualificação contínua de seus agentes para melhor atender à população.

De acordo com o comandante da Guarda Metropolitana de Palmas, Gilmar Fernandes, a capacitação é essencial para fortalecer o trabalho operacional da corporação. “Nós adquirimos dois drones de última geração que vão facilitar o patrulhamento ambiental, o mapeamento de áreas de desmatamento, da pesca predatória, além de apoiar a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) no monitoramento de incursões e operações especializadas”, disse.

Ainda de acordo com Fernandes, os equipamentos também serão utilizados pelo grupamento operacional para monitorar grandes eventos e reforçar a segurança.

Texto: Marcio Greick
Edição: Fernanda Sousa



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Cmeis de Palmas realizam autoavaliação usando metodologia de Indicadores da Qualidade na Educação Infantil | Prefeitura Municipal de Palmas

Cmeis de Palmas realizam autoavaliação usando metodologia de Indicadores da Qualidade na Educação Infantil O…

29 minutos ago

Estudantes da Rede Municipal de Palmas conquistam medalhas na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira | Prefeitura Municipal de Palmas

Estudantes da Rede Municipal de Palmas conquistam medalhas na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação…

57 minutos ago

Liquida Rua Siqueira Campos 2025 movimenta o comércio de Araguatins com descontos de até 70% | ASN Tocantins

O comércio de Araguatins abriu nesta quinta-feira, 06, a edição 2025 do Liquida Rua Siqueira…

1 hora ago

Em Palmas, campanha Papai Noel dos Correios será lançada nesta sexta-feira, 7, no Cmei Araras | Prefeitura Municipal de Palmas

Em Palmas, campanha Papai Noel dos Correios será lançada nesta sexta-feira, 7, no Cmei Araras…

1 hora ago

TJTO promove programação voltada para a saúde do homem nesta sexta-feira (7/11)

Falar sobre saúde masculina ainda é um desafio para muitos homens. A prevenção, porém, depende…

2 horas ago

TJTO fortalece diálogo institucional com o Ministério Público do Trabalho

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, recebeu, na…

3 horas ago