Categories: Palmas

Guardas Metropolitanos iniciam Estágio de Qualificação Profissional com atividade física | Prefeitura Municipal de Palmas


Guardas Metropolitanos iniciam Estágio de Qualificação Profissional com atividade física

Lei Maria da Penha, aspectos jurídicos da atuação policial e condicionamento físico são alguns dos conteúdos da formação

A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) iniciou, nesta terça-feira, 10, o Estágio de Qualificação Profissional (EQP), uma capacitação voltada a todos os guardas municipais da Capital. A EQP terá carga horária de 80 horas.

A formação está sendo realizada alternadamente no Quartel da GMP e no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), com a participação de 200 agentes. A primeira turma é composta de 40 guardas.

Pela manhã os guardas metropolitanos foram recebidos pelo professor de educação física do IFTO, David Fernandes Aguiar, que fez uma explanação sobre a importância do condicionamento físico dentro da atividade policial. “O corpo deles é um instrumento de trabalho, daí a importância desse condicionamento físico para as atividades do dia a dia”, disse.

Em seguida, os guardas metropolitanos fizeram exercícios no campo de futebol da instituição com agachamento, flexão de braço, corrida de curta distância, exercícios cardiorrespiratórios e de força. No período da tarde os guardas metropolitanos participam de uma palestra sobre a Lei Maria da Penha.

Conteúdo

A qualificação tem como programação: condicionamento físico; defesa pessoal; bem-estar animal; Lei Maria da Penha; aspectos jurídicos da atuação policial; inteligência policial; gestão e comando; técnicas policiais e armamento e tiro.

Além da formação teórica e prática, todos os participantes passarão por exame psicológico, requisito obrigatório para a renovação do porte de arma, conforme previsto na legislação vigente.

Para o comandante da GMP, Gilmar Fernandes, o Estágio de Qualificação Profissional (EQP) tem como objetivo atualizar e reforçar as competências técnicas e operacionais dos agentes públicos da instituição. “Estamos valorizando nossos profissionais e promovendo uma atuação cada vez mais eficiente e alinhada às exigências legais da atividade policial da GMP”, disse.

O EQP deste ano é fruto do convênio firmado entre a GMP, o IFTO e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), reafirmando a importância da cooperação institucional para o fortalecimento das forças de segurança pública.

Texto: Márcio Greick

Edição: Juliana Matos



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Palmas recebe 2º Mutirão Pop Rua Jud com serviços gratuitos a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade socioeconômica nesta sexta-feira (12/9)

 Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…

9 horas ago

Augusta Brito é a nova procuradora especial da Mulher no Senado — Senado Notícias

A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…

10 horas ago

Presidente do TJTO coordena mesa de direito penal em congresso do STJ

Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…

10 horas ago

Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei – Notícias

10/09/2025 - 18:41   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…

10 horas ago

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo | Prefeitura Municipal de Palmas

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…

11 horas ago

debatedores reiteram que o Fundeb é fundamental para a educação pública — Senado Notícias

Em audiência pública nesta quarta-feira (10), professores e gestores afirmaram à Comissão de Educação (CE)…

11 horas ago