Categories: Palmas

Guardas Metropolitanos iniciam Estágio de Qualificação Profissional com atividade física | Prefeitura Municipal de Palmas


Guardas Metropolitanos iniciam Estágio de Qualificação Profissional com atividade física

Lei Maria da Penha, aspectos jurídicos da atuação policial e condicionamento físico são alguns dos conteúdos da formação

A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) iniciou, nesta terça-feira, 10, o Estágio de Qualificação Profissional (EQP), uma capacitação voltada a todos os guardas municipais da Capital. A EQP terá carga horária de 80 horas.

A formação está sendo realizada alternadamente no Quartel da GMP e no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), com a participação de 200 agentes. A primeira turma é composta de 40 guardas.

Pela manhã os guardas metropolitanos foram recebidos pelo professor de educação física do IFTO, David Fernandes Aguiar, que fez uma explanação sobre a importância do condicionamento físico dentro da atividade policial. “O corpo deles é um instrumento de trabalho, daí a importância desse condicionamento físico para as atividades do dia a dia”, disse.

Em seguida, os guardas metropolitanos fizeram exercícios no campo de futebol da instituição com agachamento, flexão de braço, corrida de curta distância, exercícios cardiorrespiratórios e de força. No período da tarde os guardas metropolitanos participam de uma palestra sobre a Lei Maria da Penha.

Conteúdo

A qualificação tem como programação: condicionamento físico; defesa pessoal; bem-estar animal; Lei Maria da Penha; aspectos jurídicos da atuação policial; inteligência policial; gestão e comando; técnicas policiais e armamento e tiro.

Além da formação teórica e prática, todos os participantes passarão por exame psicológico, requisito obrigatório para a renovação do porte de arma, conforme previsto na legislação vigente.

Para o comandante da GMP, Gilmar Fernandes, o Estágio de Qualificação Profissional (EQP) tem como objetivo atualizar e reforçar as competências técnicas e operacionais dos agentes públicos da instituição. “Estamos valorizando nossos profissionais e promovendo uma atuação cada vez mais eficiente e alinhada às exigências legais da atividade policial da GMP”, disse.

O EQP deste ano é fruto do convênio firmado entre a GMP, o IFTO e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), reafirmando a importância da cooperação institucional para o fortalecimento das forças de segurança pública.

Texto: Márcio Greick

Edição: Juliana Matos



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Projeto “Direitos e Deveres do Cidadão” vence o Prêmio EducaJus de Papo com a Justiça, em Novo Acordo

O projeto “Direitos e Deveres do Cidadão”, elaborado por estudantes do 9º ano do Colégio…

10 horas ago

Com mais de 60 novos processos de violência doméstica em 2025, Novo Acordo firma pacto e instala símbolo permanente contra o feminicídio

Na Comarca de Novo Acordo, que engloba sete municípios e contabiliza 62 novos processos de…

11 horas ago

TJTO suspende prazos processuais nesta segunda-feira (3/11)

Devido às instabilidades registradas no sistema eproc na tarde desta segunda-feira (3/11), o Tribunal de…

12 horas ago

Prefeitura de Palmas ressalta papel das USFs no cuidado à saúde do homem | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas ressalta papel das USFs no cuidado à saúde do homem Política Nacional…

13 horas ago

Estudantes da rede municipal de Palmas participam de palestras sobre prevenção ao uso do cigarro eletrônico | Prefeitura Municipal de Palmas

Estudantes da rede municipal de Palmas participam de palestras sobre prevenção ao uso do cigarro…

14 horas ago

Grupos prioritários de Palmas começam a tomar vacina atualizada da gripe | Prefeitura Municipal de Palmas

Grupos prioritários de Palmas começam a tomar vacina atualizada da gripe Prefeitura de Palmas tem…

14 horas ago