Em Gurupi acontece o dia ‘D’ de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação neste sábado, 20. Para este dia especial a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) abrirá todas as 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS), com atendimento exclusivo para a vacinação das 8h às 17h.
O Dia ‘D’ acontecerá em todo o país com o objetivo de regularizar as doses de vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, atualizando o cartão de vacinas, aumentando as coberturas vacinais e contribuindo para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis.
A vacinação contra a poliomielite (também chamada de pólio ou paralisia infantil) tem como público-alvo as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), que devem atualizar o esquema vacinal ou receber a dose de reforço contra a doença.
Já a multivacinação é voltada para crianças e adolescentes com até 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), que poderão completar as doses do cartão de vacina, caso esteja com alguma dose atrasada.
O secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes, pontua que durante a pandemia muitos pais deixaram de atualizar o cartão de vacinas dos filhos, mesmo com o trabalho dos Agentes de Saúde fazendo constantemente a busca ativa. “O Dia D é uma grande oportunidade, principalmente para os pais que não conseguem comparecer às salas de vacina nos dias de semana. Precisamos aumentar a proteção e assegurar que doenças consideradas extintas, voltem a aparecer novamente”, frisou Sinvaldo.
Documentação
A coordenadora de Imunização da SEMUS Gurupi, Lilamara Oliveira Miranda Tavares, orienta que os pais ou responsáveis apresentem documento de identificação, cartão do SUS e o cartão de vacina, para que as crianças e adolescentes sejam vacinados. Ela também reforça que a vacinação do calendário básico poderá acontecer simultaneamente com a vacina contra a Covid-19.
Lilamara enfatiza sobre a importância de vacinar e faz apelo aos pais ou responsáveis. “A vacina protege e assegura uma vida saudável. Neste sábado, toda a nossa equipe estará trabalhando para oportunizar mais uma possibilidade de acesso às vacinas, não percam essa chance!”, ressaltou Lilamara, lembrando que além deste sábado, as unidades permanecem vacinando de segunda a sexta-feira, até 9 de setembro.
Vacinas
A multivacinação inclui todos os imunizantes previstos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e disponíveis no Município, são elas: hepatites A e B, poliomielite, rotavírus, pentavalente (DTP+Hib+HB), pneumocócica, meningocócicas C e ACWY, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV e difteria tétano.
Pioneirismo ao volante. Ivonete Lima, 48 anos, mãe de três filhos, acaba de entrar para…
A Comissão de Agricultura (CRA) voltará a apreciar nesta quarta-feira (9), às 14h, o projeto…
O juiz Vandré Marques e Silva, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Taguatinga, condenou…
Prefeitura de Palmas abre edital de adesão para estágio curricular supervisionado obrigatório Prazo de inscrição…
Moradores da Arne 53, em Palmas, ganharão praça com estrutura para práticas esportivas e recreativas…
Prefeitura de Palmas alerta sobre ameaças à fauna no período de maior incidência de queimadas…