Os idosos que participam dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Krahô e Cras Taquaruçu se reuniram nesta quinta-feira, 13, em encontros com as temáticas ‘Direitos em Foco: orientação e proteção à pessoa idosa’ e ‘Um Encontro com a Natureza’, respectivamente.
As ações de fortalecimento de vínculos são realizadas periodicamente nos equipamentos e reúnem cerca de 60 participantes em cada edição. “Temos o Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e hoje trouxemos um grupo de estudantes do curso de Direito para realizar atendimentos aqui no Cras Krahô e também esclarecer dúvidas sobre os direitos da pessoa idosa”, explicou a professora doutora Cristiane Roque, que acompanhou os estudantes durante o desenvolvimento do projeto de extensão.
O estudante de Direito Rodrigo Magalhães disse que é sempre gratificante desenvolver ações junto à comunidade. “Principalmente quando se trata das pessoas idosas, pois elas se tornam mais vulneráveis e suscetíveis a abusos e golpes. Por isso estamos aqui hoje, e aqueles que não puderam comparecer podem nos procurar no Núcleo de Práticas Jurídicas da UFT, que funciona no prédio do Fórum de Palmas”, pontuou.
Atividades em Taquaruçu
Já os idosos do Cras Taquaruçu realizaram atividades ao ar livre com momentos de relaxamento, conexão com a natureza e práticas de autocuidado. “Foi um momento de meditação, de autoconhecimento e também de integração com os colegas e com a natureza”, detalhou o gerente do Cras local, Elias Pereira de Sousa.
As donas de casa e aposentadas Cícera Pereira e Maria Viana destacaram que esses encontros são especiais, principalmente por quebrarem a rotina. “Aqui eu vejo pessoas novas, posso aprender coisas diferentes e me sinto mais viva”, disse Cícera. Já Maria completou: “Aqui ficamos longe da solidão e da depressão.”
O encontro foi realizado na chácara Flores da Alma, zona rural do distrito, e contou com a participação da psicóloga Sílvia Dias, que conduziu as atividades por meio da Arteterapia, convidando os participantes a refletirem sobre seus caminhos pessoais, suas histórias e sentidos de vida. “Trabalhamos com eles os temas estresse e ansiedade, integrando corpo e mente com uma experiência de Banho de Floresta, promovendo relaxamento, presença e conexão com a natureza”, explicou Sílvia.
Texto: Eliene Campelo
Edição: Fernanda Sousa
1/1
1/1
O Tocantins marcou presença no III Encontro Nacional de Gestores de Pessoas do Poder Judiciário,…
A mudança terá impacto direto para mais de 98 mil contribuintes no Tocantins. Desses, cerca…
13/11/2025 - 12:41 Depositphotos Isenção deve beneficiar classes mais baixas que, geralmente, têm carros…
Ex-alunos da ETI Margarida Lemos se destacam no cenário esportivo nacional Atletas de handebol competem…
O Hall de Entrada do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) se transformou, nesta quinta-feira…
A atuação da senadora Professora Dorinha (União) junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)…