Categories: Estado

Inteligência Artificial e Justiça são abordados em painéis temáticos no terceiro dia do Congresso Internacional em Direitos Humanos


O terceiro dia do XVIII Congresso Internacional em Direitos Humanos trouxe reflexões sobre os avanços da Inteligência Artificial (IA) e seus efeitos sobre o Sistema de Justiça e os Direitos Humanos. As palestras dessa quinta-feira (13/11), realizadas no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), reuniram especialistas do Brasil, da China e da Espanha para discutir os novos desafios da era digital e o papel humano diante das transformações tecnológicas.

O primeiro painel da tarde abordou o tema “Judiciário: os desafios de governança e transparência com o advento da IA”, com a participação do doutor Luís Fernando Bandeira de Melo Filho, do Senado Federal, e do professor Zhao Shuhong, da Universidade de Pequim, sob mediação da desembargadora Ângela Issa Haonat.

Ao tratar sobre o impacto da tecnologia no funcionamento do Sistema Judicial, o professor Zhao Shuhong destacou que a Inteligência Artificial tem se mostrado uma aliada na otimização dos processos e na padronização das decisões. Segundo ele, o uso da IA tem aliviado a sobrecarga do Judiciário e ampliado a eficiência nas análises processuais.

“A IA está aprimorando com eficiência a prática judicial, aliviando a pressão sobre os recursos judiciais, reduzindo o erro humano e promovendo a padronização da tomada de decisões judiciais”, afirmou.

Na perspectiva do doutor Luís Fernando Bandeira de Melo Filho, é preciso cautela no uso da tecnologia dentro do Sistema Judicial. Ele reforçou que, apesar dos benefícios trazidos pela Inteligência Artificial, o fator humano continua sendo essencial no processo decisório.

“Eu ainda prefiro o erro humano ao erro do robô. O robô é bom para controlar. A IA deve ser usada preferencialmente no sistema corporativo, pelas inúmeras vantagens que oferece”, avaliou.

Durante o momento, houve também a entrega da Medalha dos Fundadores Desembargador Paulo Ventura, em comemoração dos 20 anos do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem).

A honraria foi entregue pelo desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e presidente do Copedem, ao doutor Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, em reconhecimento à sua contribuição para o fortalecimento das instituições de ensino da magistratura e para o diálogo entre os poderes.

Nos processos judiciais e nos direitos humanos

O segundo painel da tarde teve como tema “Os impactos da inteligência artificial nos processos judiciais e nos direitos humanos”, com a participação do professor Raul Márquez, da Universidade de Barcelona, e do desembargador Pedro Valls Feu Rosa, do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), sob mediação do doutor Antônio Carlos dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (PPGPJDH).

Durante o debate, o professor Raul Márquez chamou a atenção para a necessidade de compreender as implicações sociais e éticas do avanço tecnológico, defendendo que a pesquisa é o caminho para superar o medo e enfrentar as mudanças de forma responsável.

“Precisamos analisar os efeitos e problemáticas que aparecem no dia a dia para enfrentá-los, superando os medos por meio da pesquisa diante da sociedade e da tecnologia”, pontuou.

O desembargador Pedro Valls Feu Rosa, por sua vez, fez um alerta sobre a postura acrítica com que a sociedade tem recebido as inovações tecnológicas. Segundo ele, o encantamento com a modernidade tem levado pessoas e instituições a aceitarem mudanças sem reflexão.

“O nosso fascínio pela tecnologia é tão grande que temos aceitado tudo que ela nos proporciona sem questionamento, querendo passar uma visão de modernidade”, observou.

Educação

Ampliando o debate para além dos tribunais, a programação também abriu espaço para discutir como a Inteligência Artificial está transformando a educação. O avanço tecnológico, que já redefine profissões e formas de comunicação, também desafia escolas e universidades a repensarem métodos de ensino, segurança digital e capacitação docente.

Foi nesse contexto que a senadora professora Dorinha Seabra trouxe uma reflexão sobre a necessidade de preparar educadores(as) e alunos(as) para esse novo cenário.

Encerrando o painel, a senadora destacou a importância de investir em educação digital e preparar professores(as) e alunos(as) para lidarem com as transformações tecnológicas. Para ela, o aprendizado conjunto é essencial para garantir segurança e inclusão nesse novo cenário.

“Eu não tenho conhecimento de tudo, vamos aprender juntos(as). Precisamos avançar muito na questão digital e tecnológica, encontrando formas de superar barreiras. A escola precisa ter segurança, os(as) alunos(as) também, é fundamental buscar maneiras de trabalhar com a tecnologia de forma alinhada dentro da sala de aula, para que os(as) estudantes consigam usar esses recursos a favor da educação e sejam capazes de tomar decisões conscientes”, ressaltou.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO lidera ranking nacional de agilidade na concessão de medidas protetivas para mulheres em 2025

Referência nacional na aplicação imediata das medidas protetivas da Lei Maria da Penha, o Tribunal…

4 horas ago

Tribunal de Justiça do Tocantins conquista prêmios nacionais e consolida protagonismo em inovação, cidadania e comunicação

O ano de 2025 entra para a história do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO)…

5 horas ago

Palmas amplia proteção à mulher e serve 200 mil refeições em restaurantes comunitários | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas amplia proteção à mulher e serve 200 mil refeições em restaurantes comunitários Iniciativas de…

5 horas ago

Sistema GRP do Tribunal de Justiça passará por manutenção durante parada técnica neste fim de semana

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizará uma parada técnica programada no sistema GRP…

6 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza abordagem social na região norte da cidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza abordagem social na região norte da cidade Trabalho foi feito nesta…

7 horas ago