A Prefeitura de Palmas recebe no sábado, 11, e domingo, 12, a oficina do Projeto Toca Criativa, voltada à capacitação em audiovisual de jovens das periferias da Capital. As aulas acontecem no auditório da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, no 2º andar da sede administrativa da Prefeitura, com apoio da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh). A iniciativa é contemplada pela Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) e reúne jovens da região norte, dando continuidade à primeira etapa realizada nos dias 4 e 5 de outubro, na Organização Não Governamental (ONG) Unidos por um Mundo Melhor (UPMM), no Jardim Aureny I.
Para o secretário municipal de Igualdade Racial e Direitos Humanos, José Eduardo de Azevedo, o projeto reforça o papel do poder público na promoção da inclusão produtiva e na valorização da juventude periférica. “Apoiar iniciativas como o Toca Criativa é investir na potência da nossa juventude. Projetos como esse ampliam oportunidades, desenvolvem novas habilidades e mostram que é possível transformar conhecimento em renda, cultura e cidadania”, destacou.
De acordo com a jornalista e coordenadora do projeto, Hyvanna Corrêa, o Toca Criativa nasceu do desejo de abrir caminhos para jovens que encontram na criatividade e na tecnologia uma chance real de transformação. “Meu principal objetivo sempre foi profissionalizar jovens periféricos e inseri-los no mercado de trabalho. O videomaker mobile permite isso de forma prática, já que eles utilizam o que têm em mãos, o celular. Tem sido uma alegria ver esse projeto em prática e perceber que ele está impulsionando vidas”, afirmou.
Toca Criativa
Com carga horária de 16 horas, o curso “Videomaker Mobile e Social Media” envolve os módulos – roteiro, gravação e edição – e contempla 24 jovens das regiões sul e norte de Palmas. A programação se encerra no dia 18 de outubro, no Sesc Palmas, com uma mostra gratuita e aberta à comunidade. Serão exibidos os vídeos produzidos pelos participantes do curso. Durante a mostra, será escolhido o vídeo destaque do projeto, por meio de três votos: um voto popular, definido pela votação no Instagram do projeto; um voto técnico de Ramon Dias, que avaliará a melhor técnica de produção; e um voto técnico de Hyvanna Corrêa, responsável pela avaliação do melhor roteiro. Confira abaixo a relação de selecionados da região norte:
– Fred Fonseca Ferreira Junior;
– Guilherme Gandara da Fonseca;
– Iris Maira;
– José Guilherme Nunes dos Santos;
– Larissa Mendes de Souza;
– Marcos Vinicius Pereira dos Santos;
– Maria Eduarda Queiroz Andrade Costa;
– Mayara Tavares Rodrigues;
– Mirian Gomes Rodrigues;
– Pedro Rafael Rocha;
– Severiano Alves da Cunha Filho;
– Vitória Lopes Ribeiro;
– Vitthor Rodrigues;
– Wenis Cavalcante.
Texto: Kaio Costa
Edição: Juliana Matos
Prefeitura convoca instituições esportivas de Palmas para recadastramento obrigatório Medida visa atualizar o banco de…
Projeto ‘Jiu-Jitsu para a Vida’ da Guarda Metropolitana de Palmas chega à Escola de Tempo…
Palmas destaca avanços em políticas de Segurança Alimentar durante congresso promovido pelo Ministério Público Semas…
Iniciativa do presidente da Câmara, vereador Marilon Barbosa, a obra promete um espaço moderno, geração…
Guarda Metropolitana Ambiental realiza operação contra a caça ilegal no Parque Estadual do Lajeado A…
Palmas é pioneira na integração do Gov.br ao seu sistema de gestão, garantindo mais simplicidade…