Categories: Estado

Judiciário do Tocantins disponibiliza relatórios de atividades em formato online e versão em linguagem simples


Pela primeira vez, o Poder Judiciário tocantinense publica uma versão impressa, em linguagem simples,  do relatório de atividades.  Apresentada na abertura do Ano Judiciário, nesta segunda-feira (02/02), a ilustração  traz as principais ações realizadas em 2025 pelo Tribunal de Justiça (TJTO), Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS), Ouvidoria Judiciária e Ouvidoria da Mulher e  Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT).

Com a utilização de recursos de facilitação visual (Visual Law), o resumo das ações e os principais resultados do ano estão compilados em uma única página, por meio do uso de ilustrações e pequenos textos explicativos. Em atenção ao princípio da transparência dos dados, a versão disponibiliza os códigos em imagem (QRCode) que dão acesso aos relatórios completos no formato digital.

Conforme a Diretoria do Centro de Comunicação Social (CECOM) do TJTO, responsável por editar os relatórios a partir de informações fornecidas por cada departamento, a publicação em linguagem simples faz parte de um projeto que visa facilitar o entendimento da população a respeito do trabalho desenvolvido pelo Judiciário e simplificar a comunicação com a sociedade. 

Sustentabilidade

Todos os anos, os órgãos do Poder Judiciário devem publicar o relatório de atividades e, bianualmente, o relatório da respectiva gestão. Desde 2023, o relatório anual tem sido disponibilizado de forma online  e, em novembro de 2025, uma determinação da Presidência do TJTO –  em consonância com a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável – estabeleceu que os relatórios de gestão também serão produzidos em ambiente digital para evitar impressões.  A meta é que cada relatório seja feito e disponibilizado com a utilização 100% de ambiente virtual, com navegação dinâmica e acessível a todo o conteúdo. 





Acesse os relatórios

Tribunal de Justiça 

 

O relatório de atividades reúne os principais resultados alcançados pelo Tribunal de Justiça do Tocantins ao longo de 2025, evidenciando o trabalho coletivo e a missão institucional de entregar uma justiça célere, segura e efetiva. Guiados pelos pilares Justiça, União e Sociedade, avançamos no aprimoramento da prestação jurisdicional e reforçamos o compromisso do Judiciário com a promoção da Cidadania.

Desembargadora Maysa Vendramini Rosal, presidente do TJTO

Corregedoria-Geral da Justiça

O ano de 2025 foi marcado por intenso trabalho técnico, visitas institucionais, correições, ações de cidadania, inspeções, articulações interinstitucionais e pelo fortalecimento de ações que reafirmam a missão constitucional da Corregedoria de orientar, apoiar e fiscalizar a atividade judicial e extrajudicial em todo o Estado.

Desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, Corregedor-Geral da Justiça

Ouvidoria da Justiça e Ouvidoria da Mulher

Em 2025, ampliamos a divulgação dos nossos canais de comunicação para que o cidadão saiba onde e como chegar à Ouvidoria. Estamos aqui para atender, ouvir, tirar dúvidas e prestar um serviço de excelência para que todas as demandas que aportam no judiciário sejam sanadas de forma rápida e transparente.

Desembargador João Rodrigues Filho, Ouvidor judicial

Escola Superior da Magistratura Tocantinense

Em 2025, a ESMAT reafirmou seu compromisso com a formação continuada e a modernização do Poder Judiciário tocantinense, destacando-se a abertura da 1ª turma de Doutorado em oferta associativa com a UFT. Também avançamos na inovação e na transformação digital, com a inauguração do LIIARES, fortalecendo parcerias que conectam conhecimento, tecnologia e melhoria da prestação jurisdicional. Agradecemos às unidades e pessoas envolvidas pelo empenho que viabilizou um ano produtivo e consistente para a Justiça do Tocantins.

Desembargador Marco Villas Boas, Diretor-Geral da Esmat

 

 

Relatórios

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Cursos presenciais, semipresenciais e autoinstrucionais marcam a agenda da Esmat em fevereiro

O mês de fevereiro marca o início da agenda de cursos e de eventos promovidos…

1 hora ago

Prioridades do governo para 2026 incluem fim da escala 6×1, regulação do trabalho por aplicativo e segurança pública – Notícias

02/02/2026 - 17:20   Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Rui Costa (E) entrega mensagem aos presidentes…

2 horas ago

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 6/2 a 13/2

Portaria Nº 262 de 30 de janeiro de 2026 Dispõe sobre a escala de…

6 horas ago

Projeto idealizado pela Comarca de Araguaína arrecada material escolar e beneficia alunos de escola municipal rural

Promoção da justiça social, incentivo à educação inclusiva e fortalecimento do vínculo entre o Poder…

3 dias ago

Justiça do Tocantins realiza mais de 400 sessões do Tribunal do Júri em 2025; Augustinópolis e Palmas lideram com 52 julgamentos

O Poder Judiciário do Tocantins encerrou o ano de 2025 com a marca de 418…

3 dias ago

Comitê Gestor Interinstitucional do NAI de Palmas delibera melhorias no atendimento inicial a adolescentes em primeira reunião ordinária de 2026

Membros do Comitê Gestor Interinstitucional do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) de Palmas realizaram, nesta…

3 dias ago