Categories: Estado

Judiciário promove diálogo sobre regularização fundiária com estudantes de Direito da UniCatólica


Dando início às atividades da 1ª Semana de Regularização Fundiária – Solo Seguro no Tocantins, a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS)  promoveu na noite desta segunda-feira (21/08) um seminário sobre o tema com estudantes de Direito do Centro Universitário Católica (UniCatólica). Ação em instituições de ensino superior faz parte do Projeto Corregedoria nas Universidades, visando contribuir com a formação dos universitários do estado.

Abrindo a programação, a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, destacou a importância de ampliar o debate sobre o tema e a relevância do trabalho coordenado pelo Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref/CGJUS). “A questão fundiária do Tocantins hoje é considerada uma das mais avançadas do Brasil. Através de parcerias com prefeituras, Estado, Procuradoria Geral do Estado, Itertins, Incra e outras, estamos prosseguindo cada vez mais nesse propósito, e o Nupref atua como colaborador e orientador, dando o necessário apoio técnico na execução das políticas públicas da Regularização Fundiária, proporcionando segurança jurídica àquele que recebe o título de propriedade”, afirmou.

O coordenador do curso de Direito da UniCatólica, professor Eric Migani, também participou da abertura do seminário e ressaltou a oportunidade de aprendizado dos alunos com a presença da Corregedoria na universidade.

Palestra

Com o tema “Programa Permanente de Regularização Fundiária na Amazônia Legal e a Semana Nacional de Regularização Fundiária – Solo Seguro”, o juiz coordenador do Nupref, Wellington Magalhães, falou aos estudantes sobre o Provimento nº 144 da Corregedoria Nacional de Justiça, que  busca intensificar os esforços para promoção da regularização fundiária na Amazônia Legal. “Esse é um grande trabalho em prol do exercício pleno dos direitos humanos e fundamentais previstos na constituição federal”, destacou, ressaltando que “no Tocantins, a semana contará com a entrega de mais de dois mil títulos, audiências públicas, capacitações de cadastros socioeconômicos e seminários como este”.

Ainda durante a apresentação, o magistrado explicou o passo a passo do processo de regularização fundiária, que vai desde a assinatura do termo de cooperação entre o Judiciário e o Município até o registro em cartório e entrega dos títulos aos cidadãos. “O papel do Núcleo é trazer a chancela de segurança para que o processo seja realizado integralmente. O Nupref acompanha o trabalho do início ao fim, encerrando as ações apenas após o título ser registrado no cartório”, garantiu. Ao final, o juiz respondeu a perguntas e tirou dúvidas da plateia.

Semana Solo Seguro

A Semana é uma iniciativa da Corregedoria Nacional da Justiça, realizada em parceria com as corregedorias-gerais nos estados que compõem a Amazônia Legal. Ação tem por objetivo fortalecer a governança fundiária, promover a justiça, o acesso regular à terra, a segurança jurídica e a proteção ambiental.

Confira abaixo a programação no Tocantins:



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Casamento Comunitário de 110 casais marca encerramento do Pop Rua Jud

O sim ecoou na quadra poliesportiva da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na noite…

9 horas ago

Mais de 900 atendimentos mobiliza 2ª edição do Pop Rua Jud

“Sensação de dever cumprido!”, disse a coordenadora dos voluntários, servidora do Tribunal de Justiça do…

10 horas ago

“Aqui, estamos em pé de igualdade, todos sendo ajudados”, diz juiz do CNJ no 2º Pop Rua Jud

“Não nos preocupemos com números, preocupemos com as vidas que iremos mudar”. A fala do…

12 horas ago

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira Sub-15 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira…

13 horas ago

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 Ciclo…

14 horas ago

após júri, homem é condenado a mais de 13 anos de prisão por tentativa de homicídio

Decisão do Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Palmas condenou, na quinta-feira (11/9),…

14 horas ago