Categories: Estado

Judiciário reconhece servidores(as) e magistrados(as) engajados(as) na causa ambiental com Prêmio Selo Verde 2025


Despertar a consciência de magistrados(as), servidores(as), colaboradores(as), terceirizados(as), voluntários(as), estagiários(as) e sensibilizar toda a sociedade sobre os efeitos causados pela emissão de gases do efeito estufa (GEE). Com este objetivo, o Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) implementou o projeto “Plantar para ComPensar”, que contou com a participação de diversas unidades administrativas e comarcas.

Os destaques da iniciativa serão reconhecidos na próxima sexta-feira (31/1), às 9 horas, no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins, com a entrega do “Prêmio Selo Verde 2025”.

As inscrições do projeto foram encerradas no dia 13 de dezembro de 2024 e a homologação divulgada nesta semana. Foram 25 inscritos, dentre diretorias e comarcas, sendo que dez tiveram as inscrições indeferidas por não cumprirem os critérios exigidos no edital.

A iniciativa faz parte do Plano de Logísticas Sustentável (PLS) que, dentre os objetivos, define a implementação de mecanismos para a redução gradativa dos efeitos nocivos na atmosfera, bem como a compensação das emissões de gases de efeito estufa gerados pelas atividades do órgão, no que couber, e promove a sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário.

Está amparada ainda no compromisso com a sustentabilidade instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Agenda 2030 no Poder Judiciário, e Resolução CNJ nº 400/2021, que rezam sobre a política de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário.

Plantar para ComPensar

Idealizado pela Coordenadoria de Gestão Socioambiental (Cogersa) a fim de atender aos termos da Resolução CNJ nº 400/2021, alterada pela Resolução nº 550/2024, e ao Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário do Tocantins, o projeto Plantar para ComPensar surgiu da necessidade de incentivar toda a força de trabalho do Poder Judiciário a se conscientizar sobre a redução do consumo de papel e impressão realizadas. 

Alinhada ao Macrodesafio “Promoção da Sustentabilidade” e ao Plano de Logística Sustentável (Portaria nº 3169/2023), o projeto contempla ações como campanhas educativas, plantio de árvores e mudanças comportamentais para fomentar a responsabilidade ambiental.

Como funciona o Prêmio Selo Verde

As unidades participantes acumularam pontos por ações de sensibilização e plantio de mudas nativas do cerrado, com destaque para aquelas que superarem metas estabelecidas pela Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa). 

Além do Selo Verde, haverá premiação especial para as unidades que atingirem resultados expressivos, incluindo: 

– Um dia de folga para os participantes, conforme escala; 

– Elogio funcional registrado para fins de remoção por merecimento.  



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Comissão aprova priorizar Lei Maria da Penha em casos de violência doméstica – Notícias

19/12/2025 - 12:10   Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados Ricardo Ayres recomendou a aprovação da proposta…

1 minuto ago

Última reunião de trabalho do ano reúne desembargadores para balanço de ações, projeções para 2026 e boas-vindas aos novos integrantes da Corte

O último dia de trabalho antes do recesso forense no Tribunal de Justiça do Tocantins…

40 minutos ago

Servidores devem ficar atentos aos dias de ponto facultativo para responder Censo Previdenciário | Prefeitura Municipal de Palmas

Servidores devem ficar atentos aos dias de ponto facultativo para responder Censo Previdenciário Durante recesso…

54 minutos ago

Comissão aprova projeto que cria categorias de pessoas desaparecidas – Notícias

19/12/2025 - 11:09   Vinicius Loures / Câmara dos Deputados Ricardo Ayres foi o relator…

1 hora ago

Volume de chuva registrado em Palmas atinge 67mm na noite desta quinta-feira,18 | Prefeitura Municipal de Palmas

Volume de chuva registrado em Palmas atinge 67mm na noite desta quinta-feira,18 Quantidade representa aproximadamente…

2 horas ago

Com relatoria de Dorinha, Senado aprova política nacional para enfrentar apagão de professores na educação básica • Senadora Professora Dorinha

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (17) o Projeto de Lei 3.824/2023, que cria a…

2 horas ago