Categories: Estado

Justiça determina que prefeitura de Tocantínia acabe com lixão e adote plano de resíduos em 120 dias


O Município de Tocantínia deve regularizar a coleta e o descarte de lixo na cidade, no prazo de 120 dias. É o que determina uma decisão judicial desta segunda-feira (17/11), em ação que aponta irregularidades ambientais no aterro sanitário local, caracterizado como um “lixão a céu aberto”. 

Conforme o processo, investigações e laudos técnicos constataram que o aterro sanitário do município está em “estado vulnerável” sem obedecer às normas ambientais mínimas. A forma como o lixo é depositado pode contaminar o solo, o lençol freático e os recursos hídricos da região, além de comprometer a biodiversidade, além de representar dano ambiental e risco à saúde pública, pela proliferação de vetores de doenças, segundo a ação.

Durante o processo, protocolado em 2019, a prefeitura de Tocantínia alegou que o aterro estava licenciado corretamente e operou entre 2008 e 2012 corretamente. O município atribuiu o problema à falta de continuidade das práticas necessárias o que transformou o local em um “lixão a céu aberto” e atualmente toma medidas para regularizar a situação.

Ao fundamentar a sentença, o juiz André Fernando Gigo Leme Netto destacou que o direito a um “meio ambiente ecologicamente equilibrado” é garantido pela Constituição Federal em seu artigo 225. 

O juiz também citou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecida pela lei nº 12.305/2010, que proíbe o lançamento de lixo a céu aberto e obriga os municípios a criarem seus planos de gestão e o Marco Legal do Saneamento Básico, a lei nº 14.026/2020.

A prefeitura terá 120 dias, após a decisão se tornar definitiva, isto é quando não couber mais recursos, para implantar um sistema adequado de tratamento de resíduos e o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, sob pena de multa diária de R$ 500 até o  limite de R$ 50 mil.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO lidera ranking nacional de agilidade na concessão de medidas protetivas para mulheres em 2025

Referência nacional na aplicação imediata das medidas protetivas da Lei Maria da Penha, o Tribunal…

1 dia ago

Tribunal de Justiça do Tocantins conquista prêmios nacionais e consolida protagonismo em inovação, cidadania e comunicação

O ano de 2025 entra para a história do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO)…

2 dias ago

Palmas amplia proteção à mulher e serve 200 mil refeições em restaurantes comunitários | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas amplia proteção à mulher e serve 200 mil refeições em restaurantes comunitários Iniciativas de…

2 dias ago

Sistema GRP do Tribunal de Justiça passará por manutenção durante parada técnica neste fim de semana

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizará uma parada técnica programada no sistema GRP…

2 dias ago

Prefeitura de Palmas realiza abordagem social na região norte da cidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza abordagem social na região norte da cidade Trabalho foi feito nesta…

2 dias ago