Categories: Estado

Justiça homologa acordo com o Município de Nazaré para regular uso de veículos oficiais


O juiz Edimar de Paula, da 1ª Vara Cível de Tocantinópolis, homologou, nesta quarta-feira (22/5), um acordo firmado entre o Ministério Público do Tocantins e o Município de Nazaré, no norte do estado. A conciliação, celebrada em audiência no Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), no dia 16/9/2024, prevê uma série de obrigações para disciplinar o uso da frota de veículos da administração municipal, sob pena de multa. A sentença confirma os compromissos firmados na audiência de conciliação e impõe medidas para prevenir o uso indevido da frota pública.

Conforme a sentença, uma ação civil pública foi motivada por denúncias anônimas de irregularidades no uso de carros oficiais da Secretaria Municipal de Saúde, constatadas em investigação do Ministério Público. Apesar da Recomendação nº 07/2023, emitida ao prefeito à época, o município não teria tomado providências, o que levou ao ajuizamento da ação civil.

Durante a audiência virtual, o município — representado pelo prefeito e seu procurador — comprometeu-se a adotar, em até 45 dias, quatro principais medidas: identificação visível em todos os veículos (inclusive alugados), instalação de rastreadores em veículos descaracterizados, proibição do transporte de pessoas estranhas ao serviço público e regulamentação formal sobre o uso dos veículos pelas secretarias. Cada descumprimento acarretará multa diária mínima de R$ 1 mil.

Na sentença, o juiz destaca a legalidade do acordo ao ressaltar a aprovação de uma lei municipal específica (Lei nº 832/2025) para viabilizar o acordo, que atende ao interesse público em garantir a legalidade e a moralidade administrativa.

“A autocomposição formalizada nos autos revela-se compatível com os objetivos da ação civil pública”, afirmou o magistrado, ao julgar o processo, conforme o artigo 487, inciso III, alínea “b”, do Código de Processo Civil. Não se verifica, portanto, qualquer impedimento legal à homologação do acordo, tratando-se de hipótese autorizada pelo ordenamento jurídico vigente”, concluiu o juiz Edimar de Paula.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas garante segurança viária durante o feriado prolongado | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas garante segurança viária durante o feriado prolongado Operação no Festival Gastronômico de…

47 minutos ago

Poder Judiciário reorganiza varas especializadas para dar mais celeridade nos julgamentos de ações de saúde

O Poder Judiciário do Tocantins reorganizou a competência para o julgamento de todas as ações…

1 hora ago

Alunos têm até quinta, 11, para enviarem declaração de rematrícula do segundo semestre de 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Alunos têm até quinta, 11, para enviarem declaração de rematrícula do segundo semestre de 2025…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas inicia seleção de vozes para compor o 1º Coral Juvenil da Fundação Cultural de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas inicia seleção de vozes para compor o 1º Coral Juvenil da Fundação…

2 horas ago

Prefeitura de Palmas se prepara para 2º Pop Rua Jud | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas se prepara para 2º Pop Rua Jud Pop Rua Jud é um…

3 horas ago

Crianças participarão de desfile cívico fora da unidade educacional pela primeira vez em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Crianças participarão de desfile cívico fora da unidade educacional pela primeira vez em Palmas Evento…

4 horas ago