Foto: Marcelo de Deus/MPTO
Após ação ajuizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) em 2019, a Justiça decidiu que o Município de Aliança do Tocantins deve instalar um canil municipal, para promover ações de controle e manejo da população de animais e impedir a transmissão de doenças.
A sentença, proferida nesta quinta-feira, 3, estipula que o Município encaminhe o projeto para construção do canil no prazo de 30 dias e que, caso o ente esteja financeiramente impossibilitado de implementar o canil ainda este ano, apresente medidas para minimizar a possibilidade de propagação de doenças por animais que circulam livremente pelas ruas da cidade, além de incluir o valor da obra no orçamento do ano de 2022.
A decisão é decorrente da Ação Civil Pública proposta pela promotora de Justiça de Gurupi Maria Juliana Naves Dias do Carmo, que atua na defesa do meio ambiente. Segundo ela, o MPTO tentou solucionar o problema de forma administrativa, propondo a elaboração de uma política pública de controle populacional de animais de rua, mas o Município se manteve inerte, não restando alternativa a não ser medida judicial.
Portaria Nº 3444/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 10 de outubro de 2025 Dispõe sobre a…
O Plano de Transformação Digital do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) foi um dos…
“Acesso à Justiça começa pela compreensão”. Com essa premissa, o juiz Roniclay Alves de Morais…
Prefeitura de Palmas articula cooperação com órgãos estaduais para fortalecer ações de segurança em Palmas…
Operação Limpa Tudo contempla Santo Amaro e a Quadra Arse 71 nesta sexta-feira, 10 Prefeitura…
Em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, o projeto "Armário Solidário:…