Brasil

“Ligação de São Paulo”: Governo suspende atividades de empresas por telemarketing abusivo

Uma ação coordenada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), levou à suspensão permanente das atividades de 180 empresas suspeitas da prática de telemarketing abusivo.

A iniciativa conta com a parceria dos Procons de todo o país e visa combater as ligações não solicitadas para oferta de produtos ou serviços. Segundo a Senacon, a maior parte das empresas se utiliza de dados sobre pessoas obtidos de forma ilegal.

A suspensão das atividades já está valendo desde a segunda-feira, 18, para empresas de telemarketing que atuam nos âmbitos nacional, estadual e municipal. Campeãs de reclamações sobre telemarketing abusivo na plataforma consumidor.gov.br, empresas de telecomunicações e instituições financeiras também deverão suspender atividades de telemarketing.

A medida foi tomada após o registro de mais de 14 mil reclamações em três anos no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e no portal consumidor.gov.br, informou o MJSP.

“Para se ter uma ideia, em um dos casos apurados pela Senacon, um idoso alegou ter recebido mais de 3 mil ligações de telemarketing nos cinco números de telefones que possuía”, disse as pasta, em nota.

Não são atingidos pela suspensão o telemarketing passivo, em que o cliente liga para a empresa, as cobranças, os pedidos de doações e as ligações expressamente autorizadas pelos consumidores. Segundo a Senacon, há indícios de que as empresas responsáveis pelas abordagens não autorizadas tenham praticado o crime de comércio ilegal de dados pessoais.

Caso alguma das 180 empresas atingidas descumpra a decisão de suspender suas atividades, foi estipulada multa diária de R$ 1 mil, com o acumulado podendo chegar a até R$ 13 milhões. De acordo com a Senacon, em breve será disponibilizado aos consumidores um canal de comunicação direto para denunciar as empresas que continuarem a realizar ligações de telemarketing abusivo, mesmo após a aplicação desta medida. (Fonte: Agência Brasil)

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Prefeitura de Palmas intensifica limpeza e revitalização de vias do distrito de Taquaruçu | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas intensifica limpeza e revitalização de vias do distrito de Taquaruçu Serviços de…

2 minutos ago

Em Palmas, Escola de Formação Permanente da Educação promove cursos para mais 300 servidores | Prefeitura Municipal de Palmas

Em Palmas, Escola de Formação Permanente da Educação promove cursos para mais 300 servidores Formações…

30 minutos ago

Senadores cobram legislação mais dura contra casos de feminicídio — Senado Notícias

Senadores debateram nesta terça-feira (26) estratégias para conter a alta no número de feminicídios no…

39 minutos ago

JUS em Ação movimenta Comarca de Goiatins com mutirão judicial e serviços à população

Ponto de partida do projeto JUS em Ação, a Comarca de Goiatins, no Norte do…

51 minutos ago

Médicos de Palmas são capacitados para a identificação de sinais de transtornos do neurodesenvolvimento | Prefeitura Municipal de Palmas

Médicos de Palmas são capacitados para a identificação de sinais de transtornos do neurodesenvolvimento Qualificação…

60 minutos ago

TJTO participa da I Jornada do Fórum Nacional de Juízes de Execução Fiscal em Brasília

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), representado pela juíza Milene de Carvalho Henrique, participou…

2 horas ago