Categories: Estado

Magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário podem aproveitar técnicas de terapias manuais em diversas comarcas do Estado


Servidores (as) e magistrados(as) de 28 comarcas do Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) estão sendo contemplados(as) na 2ª edição do projeto de Terapias Manuais desenvolvido pela Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça, por meio do Centro de Saúde (Cesau/TJTO). A iniciativa teve início nessa segunda-feira (9/6) e segue até a próxima terça-feira (17/6), das 12 às 18h. Em Palmas, a ação acontece no Espaço Saúde do Fórum de Palmas.

Inicialmente, 28 das 36 comarcas serão beneficiadas nesta edição em que os(as) magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) e demais colaboradores são atendidos por fisioterapeutas credenciados com técnicas de massagem que visam promover saúde, qualidade de vida e prevenção no ambiente de trabalho, em conformidade com as políticas institucionais de interiorização e humanização do Judiciário tocantinense.

Com queixas de dores na região lombar, o estagiário Luiz Fernando Marinho, que atua na Junta Médica Oficial do Poder Judiciário do Estado do Tocantins, no Fórum de Palmas, aproveitou a oportunidade para melhorar não apenas a tensão do dia a dia. “Provavelmente ele apresenta um quadro de hérnia de disco. Vamos fazer a massagem relaxante e liberação miofascial para melhorar estas dores dele”, disse a fisioterapeura Rebeca Bichara.

O Tribunal promove terapias manuais em quatro edições anuais – abril, junho, agosto e outubro –, atendendo às comarcas de primeiro grau. Cada edição oferece uma semana de atendimentos com massoterapia. Na primeira edição de 2025 foram mais de 900 atendimentos realizados e a expectativa de público é semelhante nesta segunda etapa.

“Eu fiquei sabendo através dos próprios servidores e fui muito bem atendida. É muito importante essa iniciativa porque a gente passa a maior parte do tempo sentado, dá muita tensão na região dos ombros e dores nas costas também. Então, esse momento é importante pra que a gente possa ter um momento relaxante”, disse a estagiária da Vara de Execuções Fiscais, Emilly Rodrigues, após o atendimento.

O Cesau/TJTO é coordenado pela médica Elaine Ferreira e a gestora do projeto é a fisioterapeuta do Centro, Hozana Lemos. No Fórum de Palmas, o atendimento está sendo realizado pelas fisioterapeutas Rebeca Bichara e Marci Sobreira, com coordenação de Deyse Raquel Sousa da Silva.

Interiorização da saúde

O Tribunal de Justiça do Tocantins tem como meta a interiorização dos serviços de saúde. Para isso, atualmente, conta com mais de 100 fisioterapeutas vinculados ao Cesau, unidade da Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep), credenciados através do Edital 002/2023. Essa iniciativa visa atender servidores do Poder Judiciário com foco na prevenção de doenças, expandindo a ginástica laboral e oferecendo terapias manuais em Palmas e demais comarcas.

As ações de ginástica laboral e terapias manuais fazem parte do Programa de Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça, alinhadas à Portaria de Interiorização da Saúde, aprovada na 3ª Reunião de Análise da Estratégia pela Equipe de Líderes de 2024. Essas medidas estão em consonância com a Resolução nº 47, de 11 de dezembro de 2020, e a Portaria nº 293/2023, de 10 de fevereiro de 2023, que estabelecem diretrizes para a promoção da saúde no âmbito do Poder Judiciário do Tocantins.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Apresentações do Natal Luz encantam o distrito de Taquaruçu | Prefeitura Municipal de Palmas

Apresentações do Natal Luz encantam o distrito de Taquaruçu Programação segue no fim de semana…

2 dias ago

Educação de Palmas divulga resultado preliminar da análise de currículos dos candidatos a diretor escolar | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Palmas divulga resultado preliminar da análise de currículos dos candidatos a diretor escolar…

2 dias ago

Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação Especial Inclusiva | Prefeitura Municipal de Palmas

Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação…

2 dias ago

Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 Obra…

2 dias ago

Comarca de Araguaína adere, mais uma vez, à Campanha Papai Noel dos Correios

A Comarca de Araguaína participou, mais uma vez, da Campanha Papai Noel dos Correios, iniciativa…

2 dias ago

Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a saúde pública em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a…

2 dias ago