Proprietário da fazenda responsável pelo uso inadequado do inseticida fipronil foi multado em R$ 225 mil e poderá responder por crime ambiental
Pelo menos 60o colmeias foram intoxicadas e mais de 100 milhões de abelhas foram mortas nos municípios de Sorriso, Ipiranga do Norte e Sinop, na região norte do Estado do Mato Grosso. O caso ocorreu no mês de junho, mas só foi revelado na última semana. A maioria das abelhas eram de espécies ameaçadas de extinção e foram mortas devido ao uso inadequado de um agrotóxico. Após a notificação da morte das abelhas, servidores do Instituto de Defesa Agropecuária do Mato Grosso investigaram o ocorrido e as análises confirmaram a que a substância fipronil foi a causa da contaminação. O uso do inseticida é autorizado pelo Ibama, mas por ser um produto tóxico para as abelhas, o uso de aviões para aplicá-lo não né permito. O proprietário da fazenda responsável pela aplicação foi multado em R$ 225 mil e poderá responder por crime ambiental.
“O agrotóxico aplicado com avião tem seus riscos. Teria que ter sido analisada a região antes da aplicação (…) Abelha, não parece, mas é sensível e requer cuidados especiais. Todos nós sabemos disso. Eu acho que houve uma falha grave de atenção na aplicação do produto”, analisou o especialista consultado pela Jovem Pan News. Confira a reportagem completa no vídeo abaixo.
*Com informações do repórter Jhonnifer Santos
O Comitê Estadual Interinstitucional de Monitoramento da Política Antimanicomial (Ceimpa) se reuniu na última sexta-feira…
A Comissão de Transparência e Defesa do Consumidor do Senado aprovou, nesta quarta-feira (10), o…
Quem deseja atuar como jurado voluntário no Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de…
Prefeitura de Palmas promove roda de conversa sobre prevenção ao suicídio com servidores da Mobilidade…
Prefeitura de Palmas firma cooperação com Conselho de Arquitetura e Urbanismo para fortalecer habitação social…
Prefeitura de Palmas abre processo eleitoral do Conselho Municipal de Políticas Culturais Período de inscrições…