Este é o primeiro caso no Estado; país segue com status livre da doença porque nenhuma produção comercial foi afetada
Mato Grosso do Sul registrou o primeiro foco de gripe aviária em criação de aves domésticas, chamada de produção de subsistência, segundo informação do Ministério da Agricultura. O vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP – H5N1) foi detectado em uma criação de galinhas de fundo de quintal na cidade de Bonito. Esse é o primeiro foco da doença registrado no Estado, e o terceiro em aves de subsistência detectado no Brasil. Após a descoberta, medidas sanitárias de contenção e erradicação do foco estão sendo aplicadas pelo Serviço Veterinário Oficial. De acordo com a pasta, não há estabelecimentos avícolas industriais nas áreas de risco epicemiológico ao redor do foco descoberto.
Com mais esta ocorrência, o número de casos subiu para 103 em todo o território nacional. Deste total, 100 ocorreram em aves silvestres e três em aves de subsistência. Em comunicado emitido, o Ministério afirma que “o consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros. Não há mudanças no status brasileiro de livre da influenza aviária perante a Organização Mundial de Saúde Animal (Omsa), por não haver registro da doença na produção comercial”.
Prefeitura de Palmas convida para assinatura de adesão ao Plano Juventude Negra Viva Ato será…
Sistema de Avaliação Educacional de Palmas passa por revisão coletiva Terceira avaliação bimestral está agendada…
Nesta quinta-feira (21/08), a Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizará Sessão Solene em celebração ao Dia Nacional…
Prefeitura de Palmas capacita jovens em curso gratuito de mídias digitais Formação integra Projeto Profissionaliza…
Eduardo Siqueira Campos cria instrumento para fortalecer rede de proteção à pessoa em situação de…
Guarda Ambiental de Palmas participa de oficina sobre integração e compartilhamento de informações socioambientais Programação…