O balanço mensal realizado pela Ouvidoria-Geral do Município (OGM) aponta que, nos meses de julho e agosto de 2025, não houve reclamação registrada em relação ao transporte público da Capital. Desde maio deste ano, o serviço é operado pela empresa Santa Cecília Turismo Ltda (Sancetur), após contrato emergencial com a Prefeitura de Palmas, por meio da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP).
De janeiro até 30 de junho deste ano, foram registradas 229 manifestações dos usuários na Ouvidoria Municipal relacionadas à ATCP, sendo 149 reclamações. Já no mesmo período de 2024, foram 307 manifestações, sendo 213 reclamações. Os relatórios são elaborados a partir das manifestações registradas no Sistema de Ouvidoria. Cada demanda é recebida, analisada e encaminhada ao órgão responsável. Após a resposta da área competente, a Ouvidoria avalia, finaliza o atendimento e repassa a solução ao cidadão.
A redução nas reclamações reflete as melhorias feitas pela atual gestão no transporte coletivo de Palmas. Hoje, a frota é composta por 154 veículos, sendo 14 para reserva, que operam 61 linhas, incluindo os distritos de Taquaruçu e Buritirana. Os ônibus são equipados com rampas de acessibilidade, Wi-Fi, câmeras de segurança e tomadas USB.
Essas melhorias fazem a diferença na rotina da faxineira Monise Reis de Sousa Ferreira, moradora do Jardim Taquari. “Está muito bom. Depois que colocou mais ônibus, ficou mais rápido”, observa, acrescentando que não há atraso. “É sempre no horário certo.” A Maria Madalena Correia, moradora do Jardim Aureny IV, reconhece o avanço na operação do transporte da Capital. “Está bom. Mais fácil, antes era mais difícil de pegar, agora está mais vazio.” Para o presidente da ATCP, Walace Pimentel, a queda nas reclamações na Ouvidoria é um marco importante pois demonstra avanços na qualidade do serviço, que tem como objetivo atender os cidadãos com eficiência e respeito.
Sistema moderno
Além de uma frota com 154 ônibus, o transporte coletivo de Palmas conta hoje com uma rede de recarga, que foi planejada considerando estabelecimentos abertos de domingo a domingo, com horários estendidos, garantindo maior comodidade à população. São mais de 20 pontos credenciados com maquininhas e terminais de autoatendimento. O pagamento pode ser feito em dinheiro, débito, crédito ou Pix. Além disso, os passageiros podem usar o aplicativo Sou Recargas que está disponível para celulares. Já os itinerários das linhas podem ser acompanhados, por meio do aplicativo SOU.
Texto: Elisangela Farias
Edição: Juliana Matos
O mercado de crédito de carbono pode representar um leque de oportunidades para o Brasil,…
Prefeitura de Palmas multa concessionária de saneamento em cerca R$ 200 mil por descontinuidade de…
A Câmara Municipal de Palmas (CMP), por meio da Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e…
Educação de Palmas promove ação de conscientização sobre saúde mental com a participação de servidores…
Prefeito de Palmas comemora articulação que resultou na inclusão do projeto do Corredor de Transporte…
Setembro é marcado pelo Dia Nacional da Doação de Órgãos. Alusivo à data, o Tribunal…