» Memorial da Corte é visitado por alunos da ETI Carolina Campelo Cruz da Silva
Memorial da Corte é visitado por alunos da ETI Carolina Campelo Cruz da Silva
2 Visualizações
Publicado: 17 de novembro de 2023 – Última Alteração: 17 de novembro de 2023
Estudantes do nono ano estiveram presentes no local na manhã desta sexta, 17
Descobrindo um pouco sobre a história do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO) e também sobre o Tocantins, na manhã desta sexta-feira, 17 de novembro, alunos do 9º ano da Escola Municipal de Tempo Integral Carolina Campelo Cruz da Silva visitaram o Memorial da Corte.
A visita foi recepcionada pela servidora Claudete Ferreira, lotada no Centro de Documentação e Memória da Instituição, que apresentou para os estudantes itens e objetos de extremo valor para a Corte e para sociedade, desde o seu surgimento até os dias atuais. Kamilla Oliveira, assistente da Ouvidoria, também esteve presente na ocasião e falou para os alunos as atribuições do setor, como a realização denúncias.
Humberto Miranda dos Santos, professor de história e responsável pelos alunos, destacou que a visita tem grande relevância na vida desses estudantes. “Viemos aqui com a turma do nono ano visitar o Tribunal de Contas do Tocantins e mostrar aos nossos educandos um pouco da história desse lugar e do nosso Estado, nesse órgão fiscalizador que tem grande importância, nada melhor que apresentar para esses adolescentes seus direitos e deveres como cidadãos”.
Aiza Silva de Oliveira, 15 anos, foi uma dos estudantes presentes durante a visita. Ela mesma destacou que gostou de vários detalhes, entre eles, do mapa do Estado e emblemas citados pelos fundadores. “Gostei muito do mapa do Tocantins, onde está descrito os 139 municípios, gostei também de saber qual foi a primeira capital do Estado, que foi Miracema e da cronologia que mostra um pouco da história de fundação da instituição”, afirmou.
Exposição fotográfica “Palmenses – em frente, a nossa história”
A exposição citada pela professora é intitulada de ‘Palmenses – Em Frente, a Nossa História’, que tem como objetivo incentivar o interesse dos visitantes pela história da criação de Palmas, assim como do Tribunal de Contas e a preservação de sua memória até os dias atuais, além de conhecerem um pequeno trecho de cada personagem homenageado ali.
Comentários estão fechados.