» Memorial do TCE/TO recebeu visitas de estudantes de escolas municipais de Palmas


Memorial do TCE/TO recebeu visitas de estudantes de escolas municipais de Palmas

4 Visualizações

Publicado: 25 de outubro de 2023 – Última Alteração: 25 de outubro de 2023

Alunos de 6º, 7º e 8º anos conheceram itens e objetos da história da Corte

Promovendo conhecimento sobre sua história e a do Tocantins desde sua criação, nesta quarta-feira, 25 de outubro, a Corte de Contas recebeu uma visita de alunos de 6º, 7º e 8º anos das Escolas de Tempo Integral Daniel Batista e Aprigio Tomaz de Matos, ambas do município de Palmas.

Os estudantes foram recepcionados pela servidora Claudete Ferreira, que apresentou detalhes sobre o TCE/TO e seus conselheiros, imagens, objetos e leis da instituição. Gilson Jose Ferreira, assistente da Ouvidoria, esteve presente no momento da visita e falou um pouco sobre esse setor, os serviços prestados à população, os meios de denúncias de irregularidades e outros assuntos.

Quem também esteve presente foi o auditor e diretor de Controle Externo, Denis Luciano Ferreira, que apresentou para os estudantes o papel do Tribunal de Contas e suas atribuições para o controle social. “O Tribunal de Contas, ao longo de sua existência, vem evoluindo de maneira eficiente para a proteção do patrimônio público”, afirmou Denis.

Renan Gonçalves é professor de música da ETI Daniel Batista e, durante a visita, destacou que atividades institucionais em que a criança sai para conhecer novos ambientes é importante para a formação cidadã de meninos e meninas nesse período escolar, sendo um fator importante a maneira de fiscalizar o dinheiro público atribuído aos gestores municipais e estaduais.

Riquelme Rocha, de 14 anos, um dos estudantes presentes na visita, falou um pouco do que viu: “Eu achei muito especial conhecer essa exposição, que fala sobre a criação do estado onde eu nasci, cresci, moro e quero viver e, por meio dessa exposição, iremos ter um grande aprendizado que vamos levar para a vida”, enfatizou Riquelme.

Escola Municipal de Tempo Integral Aprigio Tomaz de Matos

No período da tarde, estudantes de 6º, 7º e 8º anos da ETI Aprigio Tomaz de Matos estiveram presentes na instituição e conheceram de perto o Memorial do Tribunal de Contas, sua história e outros detalhes. Assim como a primeira visita, a segunda foi mediada pela servidora Claudete Ferreira e pelo assistente da Ouvidoria, Gilson Jose Pereira.

Para o professor Rubens Fernando, das disciplinas de História e Geografia, a visita foi algo relevante para a vida dessas crianças: “Estamos aqui visitando, pela primeira vez, o TCE/TO e, para nós, é de muita importância participar e conhecer o resgate histórico dessa Corte e do nosso Estado, isso é um motivo de muita alegria e conhecimento para os nossos alunos.”

Mirelly da Silva, de 13 anos, é estudante do 8º ano e contou que já esteve presente no TCE, mas que não conhecia o Memorial. “A coisa que eu mais gostei daqui foi por ter visto um pouco sobre a biografia de pessoas que já passaram por Palmas e pelo Estado e de como começou o TCE/TO”, destacou Mirelly.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp