Foto: Prefeitura de Araguaína
Vacina está disponível desde essa quarta-feira, 22, em todas as UBS da cidade, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira
A Secretaria da Saúde de Araguaína está disponibilizando a vacina meningocócica C (conjugada) contra meningite para trabalhadores da saúde e crianças de até 10 anos que não tenham recebido as doses da vacina no período proposto pelo Calendário Nacional de Vacinação.
A meta de Araguaína é vacinar 6.600 trabalhadores da saúde. Já a quantidade de crianças não vacinadas com a meningocócica C, a atualização será realizada ao final da campanha.
A diretora municipal de Imunização Municipal, Samilla Braga, explicou que a medida atende a uma determinação do Ministério da Saúde. “A oferta temporária dessa vacina é por causa da baixa cobertura vacinal, desde 2016. Além disso, o Ministério da Saúde registrou um aumento do adoecimento de crianças e jovens nos casos de doenças meningocócicas no País. A vacina estará disponível nas UBS até o dia 23 de fevereiro do próximo ano, mas é importante que o público-alvo garanta logo a proteção”.
Sobre a meningocócica C
A meningite, doença caracterizada por um processo inflamatório nas vias membranas (meninges) que envolvem o cérebro e a medula espinhal, pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. E para isso, a dose do imunizante é fundamental para evitar a doença.
Todas as unidades de saúde estão disponíveis, os locais são: UBS Araguaína Sul, Couto Magalhães, Dr. Dantas (Costa Esmeralda), Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), Dr. Raimundo Gomes (Setor Maracanã), JK, José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione), José Rezende (Setor Alto Bonito), Lago Azul, Manoel Alves (Ponte).
Além da UBS Manoel dos Reis (Setor Barros), Manoel Maria Dias (Cimba), Nova Araguaína, Novo Horizonte, UBS Senador Benedito (Setor Ferreira) e Palmeiras do Norte. As unidades atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, com exceção das UBS Araguaína Sul, Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), UBS Couto Magalhães, Nova Araguaína e Manoel Maria, que funcionam das 7 às 19 horas.
Documentação necessária
Para se vacinar, os profissionais da saúde precisam apresentar o Cartão do SUS, CPF, cartão de vacina e comprovar que é trabalhador ou estagiário da saúde. No caso das crianças, os pais ou responsáveis precisam ter em mãos a caderneta de vacinação.
Prefeitura de Palmas firma parceria para construção e reforma de quadras de areia, no setor…
Técnicos da Prefeitura de Palmas participam de capacitação para orientar agricultores familiares no acesso ao…
Comunidade do Jardim Taquari começa a receber telhas da Prefeitura de Palmas Foram entregues mais…
Setores da região sul de Palmas passam por manutenção viária Prefeitura da Capital mantém…
A semana começou com uma notícia daquelas que a gente gosta de compartilhar: O Programa…
Prefeitura de Palmas finaliza força-tarefa de tapa-buracos no Distrito de Taquaruçu A ação faz parte…