Categories: Polícia

Militares de Minas Gerais vão auxiliar no cerco a quadrilha do “novo cangaço” em Tocantins



O Governo de Minas Gerais enviou para o Tocantins, nesta quarta e quinta-feira (12 e 13/4), duas aeronaves e 14 militares especialistas do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

O apoio à força-tarefa em curso na região – para auxiliar na captura de uma quadrilha que faz parte do “novo cangaço – foi uma determinação do governador Romeu Zema e do vice-governador Professor Mateus, em atendimento à solicitação feita pelo Comando-Geral de Polícia Militar do Tocantins ao Comando-Geral da PM de Minas Gerais.

No domingo (9/4), cerca de 15 criminosos atacaram a cidade de Confresa, no Mato Grosso, atiraram contra uma base da PM no local e explodiram as paredes de uma empresa especializada em segurança e transporte de dinheiro. A perseguição aos criminosos, que estão fortemente armados em uma área rural de Tocantins, prossegue desde então. Nessa quarta-feira (12/4), um suspeito do ataque foi morto em confronto com a PM de Goiás. A primeira morte aconteceu na terça-feira (11/4), na cidade de Pium, na região Oeste de Tocantins.

Policiais do Bope de Minas Gerais vão integrar, a partir desta quinta-feira (13/4), a força-tarefa, que já conta com agentes das polícias de Tocantins, Mato Grosso, Goiás e Pará. Segundo o porta-voz da PMMG, coronel Flávio Santiago, na tarde de quarta-feira, já havia sido enviado um helicóptero. À noite, com chegada em Tocantins de madrugada, foi direcionada a aeronave King Air 300 com codinome Pegasus 17 (foto) com mais uma parte da equipe.

“O helicóptero saiu de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e vai até Gurupi, no Tocantins. Nesta quinta-feira (13/4), se desloca para os locais das operações. No avião, que partiu da base aérea do Comando de Aviação do Estado (ComAvE), embarcaram oito militares do Bope, além de dois drones e um operador desses equipamentos. Ao todo, são 14 policiais militares envolvidos na operação”, observa o coronel.

O oficial lembra que os militares que estão sendo deslocados para Tocantins são especialistas em combates em matas e em mananciais. “Nossa ideia é dar apoio tanto terrestre, com o Bope, como por meio do helicóptero e drones, facilitando e fortalecendo o cerco e bloqueio a esses infratores que atacaram o Mato Grosso e cujo cerco continua em Tocantins”, explica.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Share
Published by
Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Senadora Professora Dorinha celebra sanção do Sistema Nacional de Educação, marco histórico para o país • Senadora Professora Dorinha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (31), o Projeto de Lei…

6 horas ago

júri condena cinco homens por homicídio e organização criminosa e penas passam de 31 anos

O Tribunal do Júri da Comarca de Xambioá, realizado nesta quinta-feira (30/10), condenou cinco homens…

8 horas ago

Empreendedora tocantinense transforma produtos da Amazônia em negócios globais e leva o Tocantins ao pódio nacional | ASN Tocantins

No sul do Tocantins, uma mulher aprendeu a empreender observando a força e a sabedoria…

10 horas ago

Sebrae revela vencedoras do Prêmio Mulher de Negócios | ASN Tocantins

As empreendedoras Ana Siqueira Calleri (RO), Vilena Ribeiro Silva (MA), Lia Barros (PR), Camila Policarpo…

10 horas ago

Palmas lança Núcleo de Cidadania de Adolescentes para certificação do selo Unicef | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas lança Núcleo de Cidadania de Adolescentes para certificação do selo Unicef Lançamento foi realizado…

12 horas ago

Prefeitura de Palmas disponibiliza linha exclusiva para acesso aos cemitérios no Dia de Finados | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas disponibiliza linha exclusiva para acesso aos cemitérios no Dia de Finados Ônibus…

12 horas ago