Categories: Estado

Ministra e Funai defendem processo de demarcação da terra indígena onde nasceu o cacique Raoni – Notícias


12/09/2023 – 16:17  

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Sonia Guajajara: Ministério da Justiça avaliará eventuais dúvidas sobre demarcações

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, detalharam nesta terça-feira (12), em debate na Câmara dos Deputados, os estudos de identificação e delimitação da Terra Indígena (TI) Kapôt Nhĩnore, entre Mato Grosso e Pará.

Ambas asseguraram que serão cumpridas todas as regras previstas no Decreto 1.775/96, que trata do procedimento administrativo de demarcação de terras indígenas. Já houve a publicação dos estudos no Diário Oficial da União, e logo mais será aberto prazo de 90 dias para a contestação de quaisquer interessados.

“Se algum parlamentar quiser, esse é o momento para se manifestar”, destacou a presidente da Funai. “Mas não é possível aceitar acusações sem provas, porque é isso que fomenta os conflitos”, disse Joenia Wapichana. “Caberá ao Ministério da Justiça e Segurança Pública avaliar os eventuais questionamentos”, ressaltou ela.

O debate foi realizado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara por sugestão da deputada Coronel Fernanda (PL-MT). Segundo ela, a publicação dos estudos da Funai causou apreensão entre pessoas que moram na região. “São muitos os arrendatários”, afirmou a parlamentar.

A ministra e a presidente da Funai se comprometeram ainda a responder, em até 30 dias, os 27 questionamentos feitos por Coronel Fernanda. “Eu sei que algumas coisas que fogem da nossa competência, mas quando criamos um caminho de conversa, de diálogo, é melhor do que um conflito”, observou a deputada.

Kapôt Nhĩnore
Segundo a Funai, a Terra Indígena Kapôt Nhĩnore abrange 362.243 hectares nos municípios de Vila Rica e Santa Cruz do Xingu, em Mato Grosso, e São Félix do Xingu, no Pará. Sagrado para os Yudjá (Juruna) e Mebengokrê (também chamados Kayapó), é o local onde nasceu o cacique Raoni, liderança que o reivindica há mais 30 anos.

Funai

Sonia Guajajara, Joenia Wapichana e Raoni comemoram aprovação de estudo de Kapôt Nhĩnore

“O que a Funai tem no seu sistema são os processos de terras tradicionalmente ocupadas pelos indígenas, e os estudos não são feitos à revelia das constatações da presença dos povos originários”, ressaltou a ministra Sonia Guajajara. “É muito importante que se tenha essa compreensão do processo demarcatório”, afirmou.

Ocupação atual
Os estudos da Funai, coordenados pelo antropólogo Pedro Rocha de Almeida e Castro, indicam uma população hoje de 60 indígenas naquela área. Atualmente, existem pelo menos 201 imóveis com presença de não indígenas, cuja situação varia entre propriedade (153) e posse (32) – não há informações sobre 16.

“Há essa questão de como ficarão as pessoas que ocupam as terras hoje, mas a gente precisa questionar também como ficarão os indígenas expulsos delas que vivem na beira das estradas, entre a cerca do latifúndio e o asfalto”, analisou ainda a ministra, após parlamentares citarem variados processos de demarcação no País.

Os deputados Tião Medeiros (PP-PR), presidente da Comissão de Agricultura, e Domingos Sávio (PL-MG), coordenaram os trabalhos. Também participaram do debate os deputados Albuquerque (Republicanos-RR), Célia Xakriabá (Psol-MG), Coronel Assis (União-MT), Coronel Chrisóstomo (PL-RO), Daniela Reinehr (PL-SC), General Girão (PL-RN), Marcon (PT-RS), Silvia Waiãpi (PL-AP), Valmir Assunção (PT-BA), Vicentinho Júnior (PP-TO) e Welter (PT-PR).

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Natalia Doederlein



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

pecuarista é condenado a mais de 14 anos de prisão por tentativas de homicídio contra médico e enfermeira em unidade de saúde

O Tribunal do Júri da Comarca de Pedro Afonso condenou, nesta terça-feira (11/11), o pecuarista…

22 horas ago

Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 21 de novembro | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 21 de novembro Serviços essenciais seguem funcionando…

22 horas ago

Prefeitura de Palmas firma contratos de alimentação para atender Centros de Referência, conselhos e serviços de fortalecimento de vínculos | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas firma contratos de alimentação para atender Centros de Referência, conselhos e serviços…

23 horas ago

Inteligência Artificial e Justiça são abordados em painéis temáticos no terceiro dia do Congresso Internacional em Direitos Humanos

O terceiro dia do XVIII Congresso Internacional em Direitos Humanos trouxe reflexões sobre os avanços…

23 horas ago

Diplomação de novos doutores e premiação de acadêmicos marcam encerramento de Congresso Internacional em Direitos Humanos no TJTO

O XVIII Congresso Internacional em Direitos Humanos foi encerrado, nesta sexta-feira (14/11), com a entrega…

1 dia ago

Alunos da rede municipal de ensino se destacam no Festival de Causos e Poesia Declamada do Sesc Tocantins | Prefeitura Municipal de Palmas

Alunos da rede municipal de ensino se destacam no Festival de Causos e Poesia Declamada…

1 dia ago