Categories: Estado

Napsi e Junta Médica Oficial apresentam balanço das ações de saúde no Judiciário


Dados estratégicos e relatórios de atuação do Núcleo de Acolhimento Psicossocial (Napsi) e da Junta Médica Oficial (JMED) do Poder Judiciário foram apresentados, nesta segunda-feira (26/5), para a presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). O relatório traz o balanço dos atendimentos realizados, perfil dos usuários e as atividades voltadas para a melhoria da saúde e qualidade de vida de servidores(as), magistrados(as) e estagiários(as).

A equipe do Napsi é formada por psicólogos, psiquiatra e assistente social. Desde a criação do Núcleo, em 2020, já foram realizados mais de 6 mil atendimentos, contemplando cerca de 15% de toda a força de trabalho do Judiciário tocantinense. Além do acolhimento individual, a política de atenção à saúde mental executada pelo NAPsi também engloba ações estratégicas como cursos, rodas de conversa, visitas a comarcas e eventos temáticos.

Já a Junta Médica Oficial é composta por três categorias de peritos: nomeados, credenciados e cadastrados. Em média, mais de 3 mil avaliações são realizadas por ano, entre perícias administrativas e judiciais.

Para a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, o trabalho desenvolvido pelas equipes médicas é de extrema relevância e o balanço apresentado contribui para avaliação das principais demandas de magistrados e servidores, tanto no aspecto físico quanto no emocional.

“Foi o momento de a gente entender um pouco como é realizado o trabalho lá dentro do Napsi e da Junta Médica, e isso nos deu uma noção clara de onde estão os maiores desafios,não só como profissionais, mas como pais, mães, pessoas inseridas em famílias e na sociedade, o que contribui para o acolhimento mais espontâneo e humanizado”, afirmou.

Também participaram da reunião as desembargadoras Ângela Haonat e Ângela Prudente, o diretor Geral do TJTO, Francisco Alves Cardoso Filho, a coordenadora do centro de saúde, Helaine Cristina Ferreira, a chefe de gabinete do TJTO, Lívia Guimarães; a psicóloga e Chefe da Junta Médica, Bárbara Camargo, membros das equipes do Napsi e da Junta médica, além da diretora de Gestão de Pessoas do TJTO, Paula Jorge Catalan Maia. Na oportunidade, ela apresentou os detalhes do Programa de Bem-Estar, que está sendo estruturado com base nos dados levantados pelas equipes.

“A proposta é integrar as ações do Napsi, da Junta Médica, do Espaço Saúde e demais frentes que atuam com a promoção da saúde no Judiciário, de modo a atuar de forma mais incisiva e preventiva nos problemas de saúde que estão sendo identificados, e promover qualidade de vida com mais efetividade”, destacou.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Educação de Palmas realiza formação para supervisores pedagógicos com foco na avaliação do Saeb | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Palmas realiza formação para supervisores pedagógicos com foco na avaliação do Saeb Próximo…

11 horas ago

Mais de 500 voluntários(as) são capacitados(as) para atuar no Pop Rua Jud na sexta-feira (12/9)

“Vocês são a força motriz desta iniciativa. Com empatia e respeito, cada ato de amor…

11 horas ago

Prefeitura de Palmas oferta oficina gratuita sobre inovação a microempreendedores da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas oferta oficina gratuita sobre inovação a microempreendedores da Capital Capacitação será realizada…

11 horas ago

Prefeitura de Palmas e Ulbra firmam parceria para implantação de unidade de saúde comunitária | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas e Ulbra firmam parceria para implantação de unidade de saúde comunitária Projeto…

12 horas ago

Comissão Mista de Orçamento aprova créditos para fundo da reforma tributária – Notícias

09/09/2025 - 17:39   Pablo Valadares / Câmara dos Deputados Reunião da Comissão Mista de…

12 horas ago

Ex-prefeito de Palmeirante é condenado por improbidade administrativa e terá que ressarcir mais de R$ 6,8 milhões

O juiz José Roberto Ferreira Ribeiro, da 1ª Vara Cível de Colinas do Tocantins, sentenciou…

12 horas ago