Categories: Estado

Napsi e Junta Médica Oficial apresentam balanço das ações de saúde no Judiciário


Dados estratégicos e relatórios de atuação do Núcleo de Acolhimento Psicossocial (Napsi) e da Junta Médica Oficial (JMED) do Poder Judiciário foram apresentados, nesta segunda-feira (26/5), para a presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). O relatório traz o balanço dos atendimentos realizados, perfil dos usuários e as atividades voltadas para a melhoria da saúde e qualidade de vida de servidores(as), magistrados(as) e estagiários(as).

A equipe do Napsi é formada por psicólogos, psiquiatra e assistente social. Desde a criação do Núcleo, em 2020, já foram realizados mais de 6 mil atendimentos, contemplando cerca de 15% de toda a força de trabalho do Judiciário tocantinense. Além do acolhimento individual, a política de atenção à saúde mental executada pelo NAPsi também engloba ações estratégicas como cursos, rodas de conversa, visitas a comarcas e eventos temáticos.

Já a Junta Médica Oficial é composta por três categorias de peritos: nomeados, credenciados e cadastrados. Em média, mais de 3 mil avaliações são realizadas por ano, entre perícias administrativas e judiciais.

Para a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, o trabalho desenvolvido pelas equipes médicas é de extrema relevância e o balanço apresentado contribui para avaliação das principais demandas de magistrados e servidores, tanto no aspecto físico quanto no emocional.

“Foi o momento de a gente entender um pouco como é realizado o trabalho lá dentro do Napsi e da Junta Médica, e isso nos deu uma noção clara de onde estão os maiores desafios,não só como profissionais, mas como pais, mães, pessoas inseridas em famílias e na sociedade, o que contribui para o acolhimento mais espontâneo e humanizado”, afirmou.

Também participaram da reunião as desembargadoras Ângela Haonat e Ângela Prudente, o diretor Geral do TJTO, Francisco Alves Cardoso Filho, a coordenadora do centro de saúde, Helaine Cristina Ferreira, a chefe de gabinete do TJTO, Lívia Guimarães; a psicóloga e Chefe da Junta Médica, Bárbara Camargo, membros das equipes do Napsi e da Junta médica, além da diretora de Gestão de Pessoas do TJTO, Paula Jorge Catalan Maia. Na oportunidade, ela apresentou os detalhes do Programa de Bem-Estar, que está sendo estruturado com base nos dados levantados pelas equipes.

“A proposta é integrar as ações do Napsi, da Junta Médica, do Espaço Saúde e demais frentes que atuam com a promoção da saúde no Judiciário, de modo a atuar de forma mais incisiva e preventiva nos problemas de saúde que estão sendo identificados, e promover qualidade de vida com mais efetividade”, destacou.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO realiza reunião de abertura do projeto JUS em Ação nas comarcas de Wanderlândia e Itaguatins

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, nesta terça-feira (4/11), reuniões virtuais com as…

11 horas ago

Mutirão Fiscal de Porto Nacional segue até sexta-feira (7/11)

O Mutirão Fiscal de Porto Nacional teve início nesta segunda-feira (3/11) com a abertura oficial…

12 horas ago

TJTO abre inscrições para o 2º Prêmio Selo Verde com foco nas boas práticas sustentáveis

Estão abertas até o dia 14 de novembro as inscrições para a segunda edição do…

13 horas ago

Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio do TJTO apresentam novo fluxo de trabalho para melhor acolhimento às vítimas

As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação do Tribunal de Justiça…

14 horas ago

Saúde de Palmas registra mais de mil casos de sífilis neste ano na Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Saúde de Palmas registra mais de mil casos de sífilis neste ano na Capital Prefeitura…

14 horas ago

Tocantins pauta 58 julgamentos de crimes contra a vida e supera em 41% mutirão do ano passado

O Poder Judiciário do Tocantins tem agendadas 58 sessões do Tribunal do Júri para novembro…

15 horas ago