Categories: Estado

Napsi e Junta Médica Oficial apresentam balanço das ações de saúde no Judiciário


Dados estratégicos e relatórios de atuação do Núcleo de Acolhimento Psicossocial (Napsi) e da Junta Médica Oficial (JMED) do Poder Judiciário foram apresentados, nesta segunda-feira (26/5), para a presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). O relatório traz o balanço dos atendimentos realizados, perfil dos usuários e as atividades voltadas para a melhoria da saúde e qualidade de vida de servidores(as), magistrados(as) e estagiários(as).

A equipe do Napsi é formada por psicólogos, psiquiatra e assistente social. Desde a criação do Núcleo, em 2020, já foram realizados mais de 6 mil atendimentos, contemplando cerca de 15% de toda a força de trabalho do Judiciário tocantinense. Além do acolhimento individual, a política de atenção à saúde mental executada pelo NAPsi também engloba ações estratégicas como cursos, rodas de conversa, visitas a comarcas e eventos temáticos.

Já a Junta Médica Oficial é composta por três categorias de peritos: nomeados, credenciados e cadastrados. Em média, mais de 3 mil avaliações são realizadas por ano, entre perícias administrativas e judiciais.

Para a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, o trabalho desenvolvido pelas equipes médicas é de extrema relevância e o balanço apresentado contribui para avaliação das principais demandas de magistrados e servidores, tanto no aspecto físico quanto no emocional.

“Foi o momento de a gente entender um pouco como é realizado o trabalho lá dentro do Napsi e da Junta Médica, e isso nos deu uma noção clara de onde estão os maiores desafios,não só como profissionais, mas como pais, mães, pessoas inseridas em famílias e na sociedade, o que contribui para o acolhimento mais espontâneo e humanizado”, afirmou.

Também participaram da reunião as desembargadoras Ângela Haonat e Ângela Prudente, o diretor Geral do TJTO, Francisco Alves Cardoso Filho, a coordenadora do centro de saúde, Helaine Cristina Ferreira, a chefe de gabinete do TJTO, Lívia Guimarães; a psicóloga e Chefe da Junta Médica, Bárbara Camargo, membros das equipes do Napsi e da Junta médica, além da diretora de Gestão de Pessoas do TJTO, Paula Jorge Catalan Maia. Na oportunidade, ela apresentou os detalhes do Programa de Bem-Estar, que está sendo estruturado com base nos dados levantados pelas equipes.

“A proposta é integrar as ações do Napsi, da Junta Médica, do Espaço Saúde e demais frentes que atuam com a promoção da saúde no Judiciário, de modo a atuar de forma mais incisiva e preventiva nos problemas de saúde que estão sendo identificados, e promover qualidade de vida com mais efetividade”, destacou.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO e Esmat celebram a certificação da Turma III do Programa de Residência Jurídica

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) e a Escola Superior da Magistratura…

55 minutos ago

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 13/2 a 20/2

Portaria Nº 381 de 06 de fevereiro de 2026 Dispõe sobre a escala de…

2 horas ago

É Ouro! Servidor da Câmara conquista 1º lugar no Tênis de Mesa nos Jogos dos Servidores – Câmara de Palmas

Representando o gabinete do vereador Joatan de Jesus (PL), Mateus Postal Oliveira garantiu o título…

1 dia ago

Curso online do TJRS sobre alterações nas regras de processamento e de pagamento de precatórios está disponível para acesso

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) promove, em parceria…

3 dias ago

TJTO realiza oficina interinstitucional de formação masculina para prevenção da violência doméstica em Araguatins

Na quinta-feira (4/2), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, na sede do Fórum…

3 dias ago

Membros da Rede TO Sustentável aprovam Plano de Ação 2026 e proposta do VI Seminário de Gestão Socioambiental em primeira reunião do ano

Integrantes da Rede TO Sustentável promoveram a primeira reunião do ano, na manhã desta sexta-feira…

3 dias ago