Categories: Estado

No Bico do Papagaio, Correição geral ordinária chega à Comarca de Araguatins


A Comarca de Araguatins recebeu, na manhã desta quinta-feira (22/02), a equipe da Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS) para abertura da Correição Geral Ordinária. Essa é a terceira comarca a iniciar os trabalhos correcionais em 2024. Ao todo, 10 comarcas serão correcionadas pela CGJUS ao longo do ano.

A corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, deu início aos trabalhos com a realização de reuniões setoriais com servidores(as), magistrados(as) e delegatários(as) das serventias extrajudiciais. Momento de escuta e diálogo para que a corregedoria possa conhecer a realidade local e compreender os desafios enfrentados pela comarca. “Nosso objetivo com essas reuniões é humanizar o processo correcional.  Queremos ouvir, entender melhor o que acontece nas comarcas e como podemos ajudar para que os serviços prestados à sociedade sejam cada vez melhores; assim como queremos também garantir que os servidores e servidoras estejam com condições adequadas de trabalho para realizar um serviço de excelência”, explicou a corregedora. 

Já a solenidade de abertura oficial da Correição, evento público, contou com a presença de representantes das instituições que compõem o sistema de Justiça e representantes dos poderes Legislativo e Executivo. Durante a solenidade, a corregedora ressaltou a importância da participação de todos no processo correcional e frisou que a equipe da Corregedoria estará sempre à disposição para contribuir. “Contamos com o comprometimento e a dedicação de cada um para fortalecermos ainda mais a justiça que todos buscamos para a nossa comunidade”. 

Para a juíza diretora do Foro, Nely Alves da Cruz, a presença da CGJUS na comarca tem caráter orientativo e irá contribuir para a melhoria das rotinas de trabalho. “A corregedoria vem para nos orientar, auxiliar e ajudar a aprimorar nosso trabalho. Eu já estou na comarca de Araguatins há mais de 27 anos e sou muito feliz em acompanhar a evolução do judiciário nesta região”, afirmou.

O promotor de justiça Paulo Sérgio de Almeida também relembrou as dificuldades do início da comarca e destacou a evolução do judiciário ao longo dos anos. “Só tenho a elogiar a qualidade e dedicação dos servidores desta comarca. E, nesta solenidade, reforço o compromisso do Ministério Público em estar presente na correição como parceiro; é uma ação de caráter pedagógico que só vem para aprimorar o trabalho que já é tão bem realizado”, afirmou.

“Destaco a acessibilidade de todos os magistrados e servidores desta comarca e, em nome da subseção de Araguatins, afirmo que a OAB está de portas abertas para servir e ser parceira do judiciário, inclusive nos projetos sociais da corregedoria”, acrescentou a advogada Tamires Vilarino, representante da OAB- seccional Araguatins em relação ao programa Registro Itinerante apresentado durante o evento, e que tem como objetivo promover o acesso gratuito da população carente aos documentos básicos do registro civil.

Correição

O juiz auxiliar da CGJUS responsável pela correição judicial, Arióstenis Guimarães, reforçou na solenidade de abertura a missão da Corregedoria em orientar, apoiar e fiscalizar a atividade judicial. Nesse sentido, conforme destacou, a correição deve ser vista como um momento de avançar em busca da excelência do serviço prestado ao cidadão. “E o alcance desta meta está no diálogo e na transparência. Somente desta forma podemos avançar”, disse.

Já para o juiz auxiliar dos serviços notariais e de registro, Esmar Custódio Vêncio Filho, o diálogo mantido com os delegatários da comarca está sendo fundamental para a evolução do serviço notarial e de registro. “Temos que caminhar juntos na solução dos problemas, buscar a melhor forma de trabalhar para que o usuário seja beneficiado”, afirmou.

Participação

Em todas as solenidades de abertura, o microfone é aberto para manifestação dos presentes. Em Araguatins, uma das falas foi a do comandante da Companhia Independente dos Bombeiros Militares, capitão Jarbas Borges da Silva Gomes. Ao compartilhar uma história de resgate emocionante, ele ressaltou a importância da parceria dos Bombeiros com o judiciário e o atendimento humanizado da comarca de Araguatins. “Quando cheguei em Araguatins, me deparei com uma realidade muito feliz. Eu conheci um judiciário que eu não tinha a menor ideia que existia, e a interlocução que mantivemos até agora nos ajudou a construir uma realidade diferente, com foco em salvar quem salva. O judiciário tem conseguido fazer isso”, celebrou.

Quem quiser também se manifestar a respeito dos serviços prestados pelo judiciário, enviar elogios, sugestões ou críticas, basta acessar o site da CGJUS, a qualquer momento, e preencher o formulário eletrônico. 

Presenças

Também prestigiaram a solenidade o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel José Mário Carvalho Lemos Filho Wisbeck; delegatários de serventias extrajudiciais de Araguatins e dos distritos de Buriti do Tocantins, São Bento do Tocantins e Natal; além dos servidores(as) da comarca.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO inova com a contratação da primeira mulher motorista da história do Judiciário tocantinense

Pioneirismo ao volante. Ivonete Lima, 48 anos, mãe de três filhos, acaba de entrar para…

13 horas ago

Compensação de déficit de reserva legal em propriedade rural vai a turno suplementar — Senado Notícias

A Comissão de Agricultura (CRA) voltará a apreciar nesta quarta-feira (9), às 14h, o projeto…

14 horas ago

Mulher acusada de xingar prima com palavrão relacionado à cor da pele é condenada por injúria racial em Ponte Alta do Bom Jesus

O juiz Vandré Marques e Silva, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Taguatinga, condenou…

14 horas ago

Prefeitura de Palmas abre edital de adesão para estágio curricular supervisionado obrigatório | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas abre edital de adesão para estágio curricular supervisionado obrigatório Prazo de inscrição…

15 horas ago

Moradores da Arne 53, em Palmas, ganharão praça com estrutura para práticas esportivas e recreativas | Prefeitura Municipal de Palmas

Moradores da Arne 53, em Palmas, ganharão praça com estrutura para práticas esportivas e recreativas…

15 horas ago

Prefeitura de Palmas alerta sobre ameaças à fauna no período de maior incidência de queimadas | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas alerta sobre ameaças à fauna no período de maior incidência de queimadas…

16 horas ago