Categories: Palmas

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, Saúde de Palmas destaca avanços na rede pública | Prefeitura Municipal de Palmas


No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, Saúde de Palmas destaca avanços na rede pública

Dentre os avanços estão a implantação de dois Núcleos de Atenção à Saúde da Criança com TEA

A Prefeitura de Palmas tem trabalhado com várias frentes de atuação para garantir a ampliação da assistência às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta quarta-feira, 2, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) destaca a organização e a implementação da linha de cuidado do TEA na rede pública, que vem sendo construída pela atual gestão. Todo esse processo garantirá o fortalecimento dos serviços de saúde, assistência social e educação, gerando atendimento qualificado, diagnóstico precoce, tratamento multiprofissional e suporte às famílias.

Dentre os avanços estão a implantação de dois Núcleos de Atenção à Saúde da Criança com TEA, com previsão de pactuação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB); ampliação do atendimento especializado no Ambulatório Infantojuvenil de Saúde Mental, localizado no Centro de Atenção Especializada em Saúde (Caes) Dr. Ewaldo Borges, com a designação de um pesquisador neurologista infantil exclusivo para casos de TEA; viabilização de um credenciamento de clínicas especializadas para amplificar os serviços da rede municipal com atendimentos e suportes a crianças e adolescentes com TEA, dentre outros. 

Diálogo aberto

Para assegurar uma saúde humanizada e inclusiva, a Semus tem mantido um diálogo aberto com mães, pais e cuidadores atípicos para compreender as necessidades dessas pessoas e aprimorar a assistência na rede. As demandas apresentadas pelas famílias estão sendo fundamentais para a reestruturação do novo fluxo de atendimento e linhas de cuidado.

Parcerias

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Semus disponibilizará profissionais especializados para suporte terapêutico nos Centros Educacionais Inclusivos (CEIs), voltados para crianças e adolescentes com TEA e suas famílias.

Com a Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), a Saúde tem se integrado para o fortalecimento da rede de suporte às pessoas com TEA e suas famílias, a partir das vulnerabilidades socioeconômicas identificadas.

O governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO), também tem auxiliado nas demandas de divisão de competências (estado e município), garantindo uma comunicação transparente para encaminhamentos que se enquadram no Centro Especializado em Reabilitação III (CER III).

Mais ações em andamento

  • Organização do Fluxo de Atendimento e Divisão de Competências (estado e município) garantindo que o diagnóstico seja realizado em qualquer ponto da Rede de Atenção à Saúde (RAS), desde que haja expertise médica; e os pacientes regulados pela Atenção Primária via Sistema de Regulação são atendidos no Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil (ASMIJ) para definição se o paciente será atendido no local ou encaminhado para o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) ou para o CER III, sob responsabilidade do governo estadual.

Iniciativas em planejamento

  • Estruturação do programa de Educação Permanente em Atenção à Pessoa com TEA no Sistema Único de Saúde (SUS), voltado para capacitação dos profissionais da rede de saúde municipal;
  • Criação de três grupos de apoio para famílias neurodiversas na Atenção Primária nas regiões norte, central e sul;
  • Aprimoramento da regulação e atendimento com a atualização da Nota Técnica Nº 01/2023/SEMUS/GAB/DMAC, que trata do acompanhamento de usuários com suspeita de TEA e diagnóstico;
  • Elaboração de planos de ação detalhados a partir das reuniões realizadas;
  • Monitoramento contínuo via sistemas de informação do SUS.

Texto: Gabriela Letrari

Edição: Iara Cruz



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Quilombolas do Jalapão têm acesso a serviços de saúde e cidadania durante o mutirão do TJTO e da Justiça Federal

“Eu ia gastar mais de R$ 5 mil para ir até Barreiras, na Bahia, para…

9 horas ago

Acordo homologado pelo TJTO encerra disputa judicial de quase dez anos

Um acordo homologado pela 5ª Turma da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do…

10 horas ago

Comunicado- UPA Norte passará por manutenção na rede elétrica | Prefeitura Municipal de Palmas

Comunicado- UPA Norte passará por manutenção na rede elétrica Unidade passará por manutenção emergencial nesta…

10 horas ago

Inscrições abertas para vaga de membro no Conselho Nacional do Ministério Público

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) abriu inscrições para magistrados interessados em concorrer a uma…

11 horas ago

Em Araguaína, TJTO inicia cronograma de capacitação sobre novo módulo automatizado de locomoção no eproc

Mais de 120 servidores(as) e oficiais de Justiça da Comarca de Araguaína participam, nesta semana,…

12 horas ago

Câmara aprova projeto que exige uso de linguagem simples na comunicação de órgãos públicos – Notícias

21/10/2025 - 20:10   •   Atualizado em 21/10/2025 - 20:27 Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados…

12 horas ago