A Prefeitura de Palmas tem trabalhado com várias frentes de atuação para garantir a ampliação da assistência às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta quarta-feira, 2, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) destaca a organização e a implementação da linha de cuidado do TEA na rede pública, que vem sendo construída pela atual gestão. Todo esse processo garantirá o fortalecimento dos serviços de saúde, assistência social e educação, gerando atendimento qualificado, diagnóstico precoce, tratamento multiprofissional e suporte às famílias.
Dentre os avanços estão a implantação de dois Núcleos de Atenção à Saúde da Criança com TEA, com previsão de pactuação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB); ampliação do atendimento especializado no Ambulatório Infantojuvenil de Saúde Mental, localizado no Centro de Atenção Especializada em Saúde (Caes) Dr. Ewaldo Borges, com a designação de um pesquisador neurologista infantil exclusivo para casos de TEA; viabilização de um credenciamento de clínicas especializadas para amplificar os serviços da rede municipal com atendimentos e suportes a crianças e adolescentes com TEA, dentre outros.
Diálogo aberto
Para assegurar uma saúde humanizada e inclusiva, a Semus tem mantido um diálogo aberto com mães, pais e cuidadores atípicos para compreender as necessidades dessas pessoas e aprimorar a assistência na rede. As demandas apresentadas pelas famílias estão sendo fundamentais para a reestruturação do novo fluxo de atendimento e linhas de cuidado.
Parcerias
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Semus disponibilizará profissionais especializados para suporte terapêutico nos Centros Educacionais Inclusivos (CEIs), voltados para crianças e adolescentes com TEA e suas famílias.
Com a Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), a Saúde tem se integrado para o fortalecimento da rede de suporte às pessoas com TEA e suas famílias, a partir das vulnerabilidades socioeconômicas identificadas.
O governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO), também tem auxiliado nas demandas de divisão de competências (estado e município), garantindo uma comunicação transparente para encaminhamentos que se enquadram no Centro Especializado em Reabilitação III (CER III).
Mais ações em andamento
Iniciativas em planejamento
Texto: Gabriela Letrari
Edição: Iara Cruz
Prefeito em exercício de Palmas acompanha obras e ações da Secretaria de Zeladoria Urbana Vistoria…
Prefeitura de Palmas destaca aprovação de projeto que proíbe testes cosméticos em animais Texto segue…
O Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Tocantinópolis condenou José da Silva Feitosa,…
Prefeitura de Palmas executa terraplanagem para construção da sétima célula do Aterro Sanitário Aterro será…
Servidoras do Município de Palmas recebem capacitação sobre direito a acompanhante para mulheres nos espaços…
Procon Palmas encontra grande variação no valor da carne entre açougues da Capital Tilápia teve…