Categories: Estado

No Mês dos Pais, programa Pai Presente permite reconhecimento de paternidade socioafetiva via Cejusc Porto


“Hoje estamos regularizando o afeto que construímos ao logo de 11 anos”. Declarou Silvânio Rocha da Silva ao reconhecer a paternidade socioafetiva da enteada Mayanna Rodrigues da Silva, nesta segunda-feira (28/8), durante ação itinerante do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Porto Nacional (Cejusc Porto) realizada no Cras Santino Dias de Alecrim, em Luzimangues.

A relação pai/filha começou quando Mayanna tinha apenas um ano de idade e viu sua mãe, Valéria Rodrigues da Silva, casar-se com seu pai. Com isso, trazer o sobrenome Silva marca não apenas sua nova identidade, mas sela uma história construída na base do amor. Uma história que fecha o mês em que se celebra o Dia dos Pais, e que só foi possível graças ao Pai Presente, um programa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que facilita o reconhecimento de paternidade em todo o país, coordenado no estado pela Corregedoria Geral de Justiça.   

Casamento comunitário

O Cejusc para Todos contou ainda com a parceria do Cartório de Registro Civil de Porto Nacional na realização dos atendimentos para habilitação dos casais selecionados através da inscrição do Casamento Comunitário de Luzimangues, somando o total de 45 casais.

Participação

Uma ação conduzida pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) por intermédio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e supervisão dos magistrados: diretor do Foro de Porto Nacional, juiz Elias Rodrigues dos Santos e coordenador do Cejusc, juiz Ciro Rosa de Oliveira. Parceria do Cartório de Registro Civil de Porto Nacional, através das atendentes: Letícia Rabelo e Ana Luíza Tavares. Executado pelos servidores Silvânia Gonçalves de Carvalho, Técnica Judiciária e Conciliadora e Renato Sousa Martins, Secretário do Fórum de Porto Nacional TO, além das conciliadoras credenciadas Paulyene Leite Gomes Lima e Juliany Halliny Pires de Abreu.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Casamento Comunitário de 110 casais marca encerramento do Pop Rua Jud

O sim ecoou na quadra poliesportiva da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na noite…

7 horas ago

Mais de 900 atendimentos mobiliza 2ª edição do Pop Rua Jud

“Sensação de dever cumprido!”, disse a coordenadora dos voluntários, servidora do Tribunal de Justiça do…

8 horas ago

“Aqui, estamos em pé de igualdade, todos sendo ajudados”, diz juiz do CNJ no 2º Pop Rua Jud

“Não nos preocupemos com números, preocupemos com as vidas que iremos mudar”. A fala do…

10 horas ago

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira Sub-15 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira…

11 horas ago

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 Ciclo…

12 horas ago

após júri, homem é condenado a mais de 13 anos de prisão por tentativa de homicídio

Decisão do Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Palmas condenou, na quinta-feira (11/9),…

12 horas ago