Categories: Estado

Novas regras para contagem de prazos processuais já estão em vigor


Desde o dia 16 de maio, estão valendo as novas regras para a contagem de prazos processuais no Poder Judiciário. As mudanças foram estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução nº 569/2024, e impactam diretamente a forma como intimações, citações e demais comunicações são contabilizadas.

A principal alteração é a unificação dos meios de comunicação oficial: a partir de agora, os prazos serão contados exclusivamente com base nas publicações realizadas no Domicílio Judicial Eletrônico e no Diário de Justiça Eletrônico Nacional (DJEN).

O que mudou?

Citações e demais comunicações processuais passam a ser feitas, obrigatoriamente, pelo Domicílio Judicial Eletrônico, substituindo o envio de cartas e a atuação de oficiais de justiça nos casos permitidos por lei.

Nos casos em que não houver exigência legal de intimação pessoal, a contagem dos prazos será feita a partir da publicação no DJEN, iniciando-se no primeiro dia útil após a data oficial da publicação, que por sua vez ocorre no dia seguinte à disponibilização do conteúdo.

Como fica a contagem de prazos?

Citação confirmada – o prazo começa no 5º dia útil após a confirmação da leitura.

Citação não confirmada para pessoas jurídicas de direito público – o prazo inicia 10 dias corridos após o envio da citação.

Para pessoas jurídicas de direito privado: o prazo não se inicia. A citação deve ser refeita e a ausência de confirmação deve ser justificada, sob pena de multa.

Demais intimações e comunicações

Confirmadas – o prazo começa na data da confirmação (ou no dia útil seguinte, se a confirmação ocorrer em dia não útil).
Não confirmadas – o prazo inicia 10 dias corridos após o envio da comunicação.

O que é o Domicílio Judicial Eletrônico?

É uma plataforma gratuita, segura e totalmente digital, criada para centralizar as comunicações processuais destinadas a pessoas jurídicas, sejam elas públicas ou privadas. Com o sistema, intimações, citações e avisos podem ser acessados em um único ambiente virtual, dispensando o uso de meios físicos.

A ferramenta faz parte do Programa Justiça 4.0, desenvolvido pelo CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com apoio do STJ, CJF, TST, CSJT, TSE e da Febraban, que colaborou na criação da solução.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

projeto de Dorinha exige aviso nas embalagens • Senadora Professora Dorinha

A Comissão de Transparência e Defesa do Consumidor do Senado aprovou, nesta quarta-feira (10), o…

22 minutos ago

Inscrições para jurados do Tribunal do Júri de Palmas terminam na segunda-feira (15/9)

Quem deseja atuar como jurado voluntário no Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de…

33 minutos ago

Prefeitura de Palmas promove roda de conversa sobre prevenção ao suicídio com servidores da Mobilidade Urbana | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas promove roda de conversa sobre prevenção ao suicídio com servidores da Mobilidade…

56 minutos ago

Prefeitura de Palmas firma cooperação com Conselho de Arquitetura e Urbanismo para fortalecer habitação social e fiscalização urbana | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas firma cooperação com Conselho de Arquitetura e Urbanismo para fortalecer habitação social…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas abre processo eleitoral do Conselho Municipal de Políticas Culturais | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas abre processo eleitoral do Conselho Municipal de Políticas Culturais Período de inscrições…

2 horas ago

Familiares e comunidade escolar prestigiam primeiro desfile cívico do Cmei Amâncio de Moraes | Prefeitura Municipal de Palmas

Familiares e comunidade escolar prestigiam primeiro desfile cívico do Cmei Amâncio de Moraes Crianças atendidas…

3 horas ago