Categories: Estado

Ouvidoria da Mulher recebe instituições parceiras para alinhamento do cronograma de ações em 2024


Na tarde desta segunda-feira (29/1), a sala de reuniões do Palácio Rio Tocantins, sede do Poder Judiciário tocantinense em Palmas, recebeu representantes de instituições parceiras que compõem o projeto “Maria nas Comunidades”, para reunião de alinhamento das ações que serão desenvolvidas em 2024.

Representante do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) nesta importante rede de apoio ao combate à violência doméstica, a Ouvidoria da Mulher foi a anfitriã do encontro e, na pessoa da coordenadora, a servidora Alessandra Adorno, reiterou as expectativas do TJTO para o cronograma das próximas ações.

“Concluímos nossas atividades no ano passado, cientes de que em 2024 teríamos um desafio ainda maior. E com muito entusiasmo e desejo de fazer acontecer, damos sequência à nossa trajetória, levando a justiça e o conhecimento jurídico para combater o mal da violência contra a mulher, que na verdade se estende a toda a família”, comentou Alessandra.

Assédio eleitoral
Além da programação do próximo dia 8 de março, data de comemoração e reflexão ao Dia da Mulher, e da rota traçada pelo Maria das Comunidades para visitar municípios do interior do Tocantins, a reunião também teve como pauta as eleições municipais.

Com a participação de representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), foram discutidas estratégias de combate ao assédio eleitoral e, entre as alternativas apresentadas, o julgamento de processos de assédio eleitoral e a gravação de vídeo-aulas para um curso informativo de empoderamento nas candidaturas femininas.

Presenças
Também participaram deste encontro: a presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) no Tocantins, Gizella Magalhães Bezerra; a servidora Juliana Bringel e os servidores Denilson Mariano e Clairton Thomazi, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO); e Franciélis Vargas, assessora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO).

Maria nas Comunidades
O projeto tem o objetivo de promover a divulgação dos canais de comunicação e o papel de cada instituição parceira do projeto na defesa dos direitos das mulheres e promoção ao acolhimento das vítimas de violência. A ação conta com a parceria da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), do Tribunal de Justiça (TJTO); do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO),  por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE)  e Ouvidoria da Mulher – + Mulher + Democracia; da Secretaria de Segurança Pública, através das delegacias da mulher; da Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem); do Ministério Público do Tocantins, através do Núcleo Maria da Penha; da Ordem dos Advogados do Brasil – Comissão da Mulher Advogada (OAB-TO); e da Associação de Mulheres de Carreira Jurídica.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 20/2 a 27/2

Portaria Nº 455 de 13 de fevereiro de 2026  Dispõe sobre a escala…

15 horas ago

Abertura de empresas desacelera em 2026, mas saldo segue positivo no Tocantins | ASN Tocantins

Apesar de um ritmo mais moderado na abertura de empresas no início de 2026, o…

16 horas ago

2ª Câmara Cível pauta sessão extraordinária presencial com 590 processos para a próxima quarta-feira (25/2)

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) pautou a primeira sessão…

16 horas ago

CNJ registra iniciativa da Esmat e ações do TJTO que levam memória da escravidão ao público

O Relatório Final do Grupo de Trabalho “Memória da Escravidão e da Liberdade”, do Conselho Nacional de…

18 horas ago

Webinário sobre memória da escravidão e da liberdade do CNJ será realizado nesta quinta-feira (19/2); inscrições abertas

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove, no dia 19 de fevereiro, às 15h, o Webinário…

20 horas ago

Senadora Dorinha prestigia última noite do Capital da Fé e anuncia recursos para 2027 • Senadora Professora Dorinha

A senadora Professora Dorinha (União) participou, nesta terça-feira, 17, da última noite da 10ª edição…

22 horas ago