Categories: Estado

PAHS completa dois anos promovendo acolhimento e proteção às mulheres do Judiciário tocantinense


Criado para fortalecer a rede de apoio às mulheres do Poder Judiciário do Tocantins, o Programa de Proteção, Acolhimento Humanizado e Solidário (PAHS) completa dois anos de atuação no próximo domingo, 20 de julho. Instituído por meio da Resolução Nº 18/2023, o programa atua na prevenção e combate à violência contra magistradas, servidoras, estagiárias, colaboradoras, terceirizadas e demais mulheres que integram o Poder Judiciário do Tocantins, oferecendo uma rede de apoio humanizada, segura e empática.

“Nesses dois anos, o PAHS consolidou-se como uma rede de escuta qualificada e apoio humanizado, pautada na dignidade, na empatia e na solidariedade. Mais do que um programa, tornou-se um espaço de confiança, onde nenhuma mulher caminha sozinha diante da violência”, destaca a juíza coordenadora do programa, Cirlene Maria de Assis Santos Oliveira.

A iniciativa vai ao encontro do previsto na Recomendação nº 102/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta a adoção de protocolos de segurança e acolhimento às mulheres do Judiciário em situação de violência doméstica e familiar, e mostra-se necessária devido à realidade brasileira. Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública apontam que entre 2015 e 2024 foram registrados mais de 11 mil casos de feminicídio no país; e segundo o  Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde, 71,6% das notificações de violência contra mulheres em 2023 ocorreram dentro do próprio lar. 

Ações
Visando sensibilizar e envolver servidores e servidoras, o programa desenvolve uma comunicação que acolhe e mobiliza. Por meio de campanhas e ações focadas na promoção da paz, proteção e instrução, a presença institucional do programa é reforçada continuamente. Em 2025, o evento “Fortalecendo Laços: Estratégias de Acolhimento e Proteção para Mulheres do Judiciário”, alcançou todas as comarcas com uma importante reflexão sobre o tema e o programa também chegou a todo o estado com o adesivaço nos banheiros femininos do prédios do Poder Judiciário e a divulgação de canais de atendimento e denúncias.

Outra ação que vem ganhando maior visibilidade é a campanha Rede Acolhedora, com a utilização de bottons de  identificação em servidoras e servidores agentes de acolhimento.  A servidora Alessandra Polonial Adorno é uma destas pessoas e destacou a importância da campanha. “Ao participar da Rede Acolhedora do PAHS e aderir ao uso do botton, percebi que esse gesto simboliza muito mais do que apoio: representa um compromisso com a proteção e o acolhimento das mulheres do Poder Judiciário”.

A adesão ao PAHS e à campanha Rede Acolhedora é voluntária e representa um gesto de empatia, solidariedade e compromisso institucional. Ao utilizar o botton do programa, servidoras e servidores tornam-se pontos de referência e apoio dentro do Judiciário.
Interessadas(os) em fazer parte deste movimento podem entrar em contato com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), pelos canais institucionais.

Canais de Atendimento e Suporte
Para buscar atendimento, agendar atendimento presencial ou por videoconferência, ou acionar os responsáveis pelo PAHS, as magistradas e servidoras do Poder Judiciário do Estado do Tocantins podem utilizar os seguintes canais:

Ouvidoria da Mulher
Horário de atendimento: 12h às 18h.
Telefone: (63) 3142-2233, (63) 3142-2234, (63) 3142-2235 ou ligação gratuita através do número 0800-644-4334.
Endereço: Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins – Praça dos Girassóis Palmas/TO.
Site: https://www.tjto.jus.br/ouvidoria/pahs
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CEVID – Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar:
Horário de atendimento: 12h às 18h.
Fone: (063) 3142-1134 / 3142-1434
Celular: (063) 99298-1370
Endereço: Tribunal de Justiça do Tocantins – Anexo I (Quadra 103 Norte)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Senadora Professora Dorinha celebra sanção do Sistema Nacional de Educação, marco histórico para o país • Senadora Professora Dorinha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (31), o Projeto de Lei…

10 horas ago

júri condena cinco homens por homicídio e organização criminosa e penas passam de 31 anos

O Tribunal do Júri da Comarca de Xambioá, realizado nesta quinta-feira (30/10), condenou cinco homens…

12 horas ago

Empreendedora tocantinense transforma produtos da Amazônia em negócios globais e leva o Tocantins ao pódio nacional | ASN Tocantins

No sul do Tocantins, uma mulher aprendeu a empreender observando a força e a sabedoria…

14 horas ago

Sebrae revela vencedoras do Prêmio Mulher de Negócios | ASN Tocantins

As empreendedoras Ana Siqueira Calleri (RO), Vilena Ribeiro Silva (MA), Lia Barros (PR), Camila Policarpo…

14 horas ago

Palmas lança Núcleo de Cidadania de Adolescentes para certificação do selo Unicef | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas lança Núcleo de Cidadania de Adolescentes para certificação do selo Unicef Lançamento foi realizado…

16 horas ago

Prefeitura de Palmas disponibiliza linha exclusiva para acesso aos cemitérios no Dia de Finados | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas disponibiliza linha exclusiva para acesso aos cemitérios no Dia de Finados Ônibus…

17 horas ago