Categories: Estado

PAHS completa dois anos promovendo acolhimento e proteção às mulheres do Judiciário tocantinense


Criado para fortalecer a rede de apoio às mulheres do Poder Judiciário do Tocantins, o Programa de Proteção, Acolhimento Humanizado e Solidário (PAHS) completa dois anos de atuação no próximo domingo, 20 de julho. Instituído por meio da Resolução Nº 18/2023, o programa atua na prevenção e combate à violência contra magistradas, servidoras, estagiárias, colaboradoras, terceirizadas e demais mulheres que integram o Poder Judiciário do Tocantins, oferecendo uma rede de apoio humanizada, segura e empática.

“Nesses dois anos, o PAHS consolidou-se como uma rede de escuta qualificada e apoio humanizado, pautada na dignidade, na empatia e na solidariedade. Mais do que um programa, tornou-se um espaço de confiança, onde nenhuma mulher caminha sozinha diante da violência”, destaca a juíza coordenadora do programa, Cirlene Maria de Assis Santos Oliveira.

A iniciativa vai ao encontro do previsto na Recomendação nº 102/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta a adoção de protocolos de segurança e acolhimento às mulheres do Judiciário em situação de violência doméstica e familiar, e mostra-se necessária devido à realidade brasileira. Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública apontam que entre 2015 e 2024 foram registrados mais de 11 mil casos de feminicídio no país; e segundo o  Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde, 71,6% das notificações de violência contra mulheres em 2023 ocorreram dentro do próprio lar. 

Ações
Visando sensibilizar e envolver servidores e servidoras, o programa desenvolve uma comunicação que acolhe e mobiliza. Por meio de campanhas e ações focadas na promoção da paz, proteção e instrução, a presença institucional do programa é reforçada continuamente. Em 2025, o evento “Fortalecendo Laços: Estratégias de Acolhimento e Proteção para Mulheres do Judiciário”, alcançou todas as comarcas com uma importante reflexão sobre o tema e o programa também chegou a todo o estado com o adesivaço nos banheiros femininos do prédios do Poder Judiciário e a divulgação de canais de atendimento e denúncias.

Outra ação que vem ganhando maior visibilidade é a campanha Rede Acolhedora, com a utilização de bottons de  identificação em servidoras e servidores agentes de acolhimento.  A servidora Alessandra Polonial Adorno é uma destas pessoas e destacou a importância da campanha. “Ao participar da Rede Acolhedora do PAHS e aderir ao uso do botton, percebi que esse gesto simboliza muito mais do que apoio: representa um compromisso com a proteção e o acolhimento das mulheres do Poder Judiciário”.

A adesão ao PAHS e à campanha Rede Acolhedora é voluntária e representa um gesto de empatia, solidariedade e compromisso institucional. Ao utilizar o botton do programa, servidoras e servidores tornam-se pontos de referência e apoio dentro do Judiciário.
Interessadas(os) em fazer parte deste movimento podem entrar em contato com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), pelos canais institucionais.

Canais de Atendimento e Suporte
Para buscar atendimento, agendar atendimento presencial ou por videoconferência, ou acionar os responsáveis pelo PAHS, as magistradas e servidoras do Poder Judiciário do Estado do Tocantins podem utilizar os seguintes canais:

Ouvidoria da Mulher
Horário de atendimento: 12h às 18h.
Telefone: (63) 3142-2233, (63) 3142-2234, (63) 3142-2235 ou ligação gratuita através do número 0800-644-4334.
Endereço: Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins – Praça dos Girassóis Palmas/TO.
Site: https://www.tjto.jus.br/ouvidoria/pahs
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CEVID – Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar:
Horário de atendimento: 12h às 18h.
Fone: (063) 3142-1134 / 3142-1434
Celular: (063) 99298-1370
Endereço: Tribunal de Justiça do Tocantins – Anexo I (Quadra 103 Norte)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

justiça garante a idosa cuidados hospitalares em casa, 24 horas

Em uma decisão nesta sexta-feira (18/7), a juíza de Direito Luciana Costa Aglantzakis, da Comarca…

1 hora ago

Esmat abre inscrições para curso sobre heteroidentificação racial e políticas afirmativas

A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) está com inscrições abertas para o curso “Quem…

2 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza ação de conscientização sobre os Direitos da Mulher na Graciosa e Praia do Prata | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza ação de conscientização sobre os Direitos da Mulher na Graciosa e…

3 horas ago

reconhecida parentalidade socioafetiva de homem de 57 anos criado pelo ex-marido de uma tia, de 76 anos

O juiz João Alberto Mendes Bezerra Júnior homologou, nesta sexta-feira (18/7), pelo Centro Judiciário de…

3 horas ago

Restam poucas vagas para oficina de rimas com MC Mamuti neste domingo, 20 | Prefeitura Municipal de Palmas

Restam poucas vagas para oficina de rimas com MC Mamuti neste domingo, 20 Programação da…

4 horas ago

Prefeitura de Palmas intensifica serviços de troca de grelha em bocas de lobo no Plano Diretor | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas intensifica serviços de troca de grelha em bocas de lobo no Plano…

5 horas ago