Categories: Palmas

Palmas destaca ações integradas de inclusão no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência | Prefeitura Municipal de Palmas


Palmas destaca ações integradas de inclusão no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Capital consolida avanços e fortalece um modelo de atendimento transversal que une educação, saúde, assistência e controle social

Nesta terça-feira, 3 de dezembro, é celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data instituída em 1992 pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo de promover conscientização, respeito à dignidade humana e fortalecimento das políticas de inclusão. Neste ano, lema da campanha é ‘Promovendo sociedades inclusivas para pessoas com deficiência, visando ao avanço do progresso social’, mensagem que dialoga diretamente com iniciativas que vêm sendo construídas na Capital, como o Acordo de Cooperação Técnica para fortalecimento do atendimento especializado a crianças e adolescentes com deficiência, assinado no dia 1º de dezembro pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos e representantes da Defensoria Pública do Estado e o governo do Tocantins.

A Capital tem avançado na oferta de serviços e na implementação de políticas públicas voltadas ao atendimento e inclusão, com ações que dialogam entre diferentes áreas da gestão municipal. O atendimento à pessoa com deficiência acontece de forma transversal, envolvendo saúde, educação e assistência social, garantindo cuidado integral e humanizado, especialmente a crianças e adolescentes.

“Nós estamos construindo uma base sólida de políticas públicas que valorizam, dão dignidade e, acima de tudo, respeitam os direitos das pessoas com deficiência em nossa cidade. O Acordo de Cooperação Técnica para fortalecimento do atendimento especializado a crianças e adolescentes com deficiência amplia a rede de suporte e busca aprimorar o acesso a serviços inclusivos no município”, destaca a secretária Municipal de Ação Social e da Mulher, Polyanna Siqueira Campos.

O secretário-executivo de Ação Social, Amilson Rodrigues, destaca que ampliar políticas públicas é o caminho para garantir cidadania e respeito. “Somente com ações efetivas e planejadas podemos transformar a realidade e fazer com que todos tenham sua cidadania respeitada”, afirmou.

Educação inclusiva

A primeira-dama reforçou ainda que o prefeito Eduardo Siqueira Campos, com apoio técnico da gestão municipal, parlamentares e órgãos de garantia de direitos, tem buscado olhar atento às demandas da educação inclusiva. “Em janeiro, Palmas implantou a Superintendência de Educação Inclusiva, responsável por organizar e acompanhar demandas de famílias e profissionais que atuam com crianças neurodivergentes e também determinamos que esse órgão fosse composto exclusivamente por mães atípicas”, pontuou Polyanna.

Também foi lançada a construção do Centro de Educação Inclusiva (CEI) Sarah Gomes, com investimento de R$ 5 milhões. O espaço, com 1.070 m², será referência municipal no atendimento educacional especializado.

Saúde com prioridade e acessibilidade

A Secretaria Municipal da Saúde mantém o compromisso com atendimento dignificado e prioridade às pessoas com deficiência. A maioria das unidades conta com infraestrutura acessível — rampas, portas ampliadas e espaços adequados para circulação — e segue avaliando melhorias voltadas ao público com deficiência auditiva e visual.

Participação social garante avanços e representatividade

Outro pilar importante do avanço da inclusão em Palmas é a participação ativa da sociedade civil. A Capital conta com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), órgão atuante na fiscalização, formulação e monitoramento das políticas públicas voltadas ao segmento.

O Conselho possui oito representantes da sociedade civil, eleitos para garantir representatividade de diferentes tipos de deficiência. A participação é composta por entidades atuantes nas áreas de deficiência visual, auditiva, física/motora e intelectual, todas com histórico de atuação em movimentos sociais.

Representam a Sociedade Civil Organizada no Compede Palmas:


• Associação dos Deficientes Visuais do Estado do Tocantins (Adveto)
• Associação de Pais, Amigos e Profissionais dos Autistas do Estado do Tocantins (Anjo Azul)
• Associação dos Surdos de Palmas (ASP)
• Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (Apae)
• Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB/TO)
• Pequeno Cotolengo de Palmas – Obra Dom Orione
• Instituto Reviver
• Associação de Pais e Amigos de Pessoa com a Trissomia do 21 do Estado do Tocantins (T21)

A presença ativa dessas instituições amplia a escuta social, fortalece a construção coletiva das políticas públicas e garante voz às pessoas com deficiência no planejamento das ações do poder público.

Texto: Eliene Campelo



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Vai à Câmara restrição a progressão de regime para crimes violentos contra criança — Senado Notícias

Quem cometer crime com violência ou grave ameaça contra menores de idade poderá ter de…

6 segundos ago

Prefeitura de Palmas inicia mobilização do Dezembro Verde para conscientizar sobre abandono de animais | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas inicia mobilização do Dezembro Verde para conscientizar sobre abandono de animais Campanha…

36 minutos ago

Prefeitura de Palmas realiza bazar de encerramento do projeto Ponto de Partida | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza bazar de encerramento do projeto Ponto de Partida Iniciativa é resultado…

1 hora ago

Com foco na modernização dos serviços, servidores do Resolve Palmas participam de Oficina de Diagnóstico Institucional | Prefeitura Municipal de Palmas

Com foco na modernização dos serviços, servidores do Resolve Palmas participam de Oficina de Diagnóstico…

2 horas ago

TJTO realiza mobilização de homens pelo fim da violência contra a mulher nesta sexta (5/12)

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realiza, nesta sexta-feira (5/12), às 9h, o Ato…

2 horas ago

Filme produzido por alunos da EJA da Escola Beatriz Rodrigues participa de mostra de cinema | Prefeitura Municipal de Palmas

Filme produzido por alunos da EJA da Escola Beatriz Rodrigues participa de mostra de cinema…

2 horas ago