A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Sempu) e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), conquistou um feito inédito no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal: foi a única cidade do país a ter três propostas pré-aprovadas no eixo de mobilidade urbana.
Entre os projetos a serem contemplados está a etapa centro-norte do corredor de transporte coletivo, dando continuidade ao plano de modernização iniciado na região sul. O corredor representa um dos maiores investimentos já realizados no transporte público da Capital, com prioridade para os ônibus em faixas exclusivas, integração de linhas, novos pontos de parada e mais agilidade para quem depende do transporte coletivo no dia a dia.
O valor será de R$ 470 milhões, que serão aplicados em quase 13 km de corredor exclusivo para o transporte coletivo, medida que vai proporcionar mais agilidade nas viagens, fluidez ao tráfego e segurança para motoristas, ciclistas e pedestres. O pacote de investimentos contempla ainda a criação de uma nova infraestrutura cicloviária e a substituição dos antigos abrigos de passageiros por estruturas modernas e acessíveis, garantindo mais conforto à população.
A seleção também abre caminho para uma obra inédita: a construção do primeiro túnel urbano de Palmas, que passará sob a Praça dos Girassóis sem alterar a arquitetura original do patrimônio tocantinense. A obra urbana dará mais mobilidade ao trânsito, pensando a cidade para os próximos anos.
Além do corredor, foram aprovadas outras duas propostas estratégicas: a rede cicloviária integrando regiões norte e sul, fortalecendo a mobilidade sustentável e o uso da bicicleta como transporte seguro; e a modernização e padronização dos pontos de ônibus, com realocação e instalação de novos abrigos em locais ainda descobertos.
“Estamos trabalhando muito, pensando o futuro da Capital e sempre visando maior qualidade de vida para nossa população”, declarou o secretário de Planejamento Urbano, Ronaldo Dimas.
“Esse reconhecimento mostra que temos uma equipe preparada, desenvolvendo bons projetos e planejamento de longo prazo. Isso é fundamental para acessar recursos e transformar, nesse caso, a mobilidade da cidade. Estar entre os selecionados com três propostas é motivo de orgulho”, afirmou o prefeito Eduardo Siqueira Campos.
Para o secretário de Mobilidade Urbana, Francisco Seixas, a pré-seleção dos projetos representa um importante avanço nas políticas de integração urbana e social. “Conquistas de tamanha importância para evolução da nossa cidade. As propostas, são sinônimos de sustentabilidade, integração social, respeito e crescimento que representam para o povo palmense, além de tudo, segurança viária”, afirmou.
Texto: Lucas Ferreira
Edição: Denis Rocha
Com 3.361 audiências previstas, o Poder Judiciário do Tocantins participa da 20ª Semana Nacional da…
A caravana do JUS em Ação irá desembarcar na Comarca de Novo Acordo, na próxima…
Prefeitura de Palmas reforça linhas do transporte coletivo em horários de pico na região sul…
“Eu gosto muito de plantas, de jardinagem e de artesanato. Então, eu amei!”, expressou, entusiasmada,…
Capacitação e autonomia: 24 mulheres concluem cursos profissionalizantes ofertados pela Prefeitura de Palmas Em parceria…
Cabos de iluminação de LED instalados este ano no Jardim Taquari são furtados Quase 300…