A Prefeitura de Palmas, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (Agtec) e em colaboração com a empresa Prodata, alcançou um marco na modernização dos serviços públicos. A capital do Tocantins tornou-se a primeira cidade do Brasil a integrar a autenticação do sistema GOV.BR, do Governo Federal, ao seu Sistema Integrado de Gestão Pública (SIG) PRODATA.
Essa inovação estabelece uma conexão direta entre os serviços municipais e federais, promovendo mais agilidade e segurança nos processos digitais da administração. O resultado é um acesso simplificado aos serviços públicos para os servidores.
Acesso Unificado e Vantagens Imediatas
O login via GOV.BR já está em pleno funcionamento. Agora, os servidores municipais utilizam a mesma credencial (login e senha) dos serviços federais para acessar as ferramentas de trabalho da Prefeitura, eliminando a necessidade de múltiplos cadastros e senhas — um avanço em praticidade e eficiência.
As principais vantagens dessa integração são:
Simplicidade: Fim da necessidade de múltiplos logins, centralizando o acesso.
Segurança Reforçada: Adoção dos robustos padrões de proteção de dados da plataforma GOV.BR.
Agilidade: Otimização do tempo de acesso aos sistemas e, futuramente, ao Portal do Servidor.
Liderança e Visão Estratégica
O presidente da Agtec destaca que, embora o sistema SIG PRODATA seja utilizado em diversas cidades brasileiras, Palmas é a primeira a implementar essa autenticação, devemos isso a competência e dedicação de nossos servidores. “O prefeito Eduardo Siqueira Campos confiou à Agtec a missão de tornar a gestão pública mais eficiente e acessível ao cidadão palmense, e esse é o nosso foco”, afirma.
Para Wagner Lobo, fundador e diretor-presidente da Prodata Gestão Estratégica, a iniciativa demonstra que é possível unir inovação, segurança e simplicidade em benefício de servidores e cidadãos. “Ao integrar o Sistema Prodata à plataforma GOV.BR, como em Palmas, criamos um modelo que facilita o acesso das gestões municipais ao ecossistema digital do Governo Federal. Assim, contribuímos para que nossos clientes avancem com mais agilidade na transformação digital, reduzindo custos, fortalecendo a transparência e aproximando os serviços públicos das pessoas. Quando a tecnologia funciona bem, a vida do servidor e do cidadão também fica mais fácil”, conclui Lobo.
Texto: Renata Pessoa
Edição: Fernanda Sousa
Alegria e diversão marcam a Semana da Criança na ETI Sueli Reche, na zona rural…
Em um espaço aberto de diálogo e integração, o Projeto Maria nas Comunidades e a…
O Poder Judiciário do Tocantins inicia, no dia 24 de outubro, a segunda aplicação dos…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) publicou, no Diário da Justiça desta quinta-feira (9/10),…
Município e Estado fortalecem integração para ampliar ações de segurança pública em Palmas Representantes da…
Homem de Ferro, princesa, Batman, Mulher-Gato e até o Naruto deram o tom de alegria,…