Categories: Palmas

Palmas integra instâncias nacionais de articulação das políticas públicas LGBTQIAPN+ | Prefeitura Municipal de Palmas


Palmas integra instâncias nacionais de articulação das políticas públicas LGBTQIAPN+

Município passa a compor a Comissão Nacional Intergestores da Política LGBTQIA+ e Fórum Nacional de Gestoras e Gestores, reforçando o compromisso com a agenda de direitos humanos

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), oficializou entre os dias 7 e 9 de julho sua participação em duas importantes instâncias nacionais de articulação das políticas públicas voltadas à população LGBTQIAPN+: a Comissão Nacional Intergestores da Política LGBTQIA+ (Cnip-LGBTQIA+) e o Fórum Nacional de Gestoras e Gestores das Políticas Públicas para a População LGBTQIA+ (Fonges).

Durante a 2ª Reunião Extraordinária da Comissão, Palmas garantiu assento como membro titular da Cnip-LGBTQIA+. A reunião contou com a presença de gestores públicos de diversas regiões do País e discutiu estratégias para a implementação das políticas LGBTQIA+ de forma transversal e descentralizada.

O secretário municipal de Igualdade Racial e Direitos Humanos, José Eduardo de Azevedo, destacou a importância das adesões para o fortalecimento das ações do Município. Segundo ele, “a presença de Palmas em instâncias nacionais como a Cnip e o Fonges é um passo importante para garantir que a política pública LGBTQIA+ seja construída de forma colaborativa, com diálogo federativo e escuta ativa dos territórios.”

Cnip

Criada em dezembro de 2023, a Cnip-LGBTQIA+ é vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e coordenada pela Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. A Comissão tem como objetivo organizar e articular a rede de ações e serviços em direitos humanos voltados à população LGBTQIAPN+, promovendo o diálogo entre as três esferas federativas.

Para o diretor de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do MDHC e membro do Cnip-LGBTQIA+, Hiago Mendes Guimarães, a entrada de Palmas fortalece o diálogo federativo. “A Comissão Nacional Intergestores é um espaço fundamental de articulação, negociação e pactuação política entre as diferentes esferas de governo. A participação da Prefeitura de Palmas contribui diretamente para o avanço das políticas voltadas ao atendimento da população LGBTQIA+ em nível nacional e é recebida com entusiasmo pelo Ministério.”

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e Outras (CELGBTQIA+) e diretor de Diversidade e Inclusão da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Wemerson Lima, também celebrou a presença da Capital na comissão. “Ter Palmas com assento na Cnip é um reconhecimento do trabalho que vem sendo feito pela secretaria, com foco na representação e no compromisso com as pautas da população LGBTQIA+”, afirmou.

Fonges

Além da Cnip, Palmas também teve sua adesão formalizada ao Fórum Nacional de Gestoras e Gestores das Políticas Públicas para a População LGBTQIA+ (FONGES). O Fórum é uma entidade autônoma que reúne representantes estaduais e municipais responsáveis pela execução das políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+.

O presidente do Fonges, Fernando Ruthes, avaliou positivamente a entrada de Palmas no colegiado. “A filiação de Palmas demonstra o compromisso da gestão com o fortalecimento da política pública LGBTQIA+. A presença da Capital no Fórum amplia o diálogo entre os municípios e contribui para a construção de ações mais integradas e efetivas”, destacou. Ruthes também atua como assessor de Diversidade da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial da Prefeitura de Curitiba (PR).

Texto: Kaio Costa

Edição: Juliana Matos

Secretário José Eduardo de Azevedo (à esq) acompanha discussões sobre políticas públicas voltadas à população LGBTQIAPN+ Foto: Divulgação



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas divulga dicas de como promover um trânsito mais seguro | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas divulga dicas de como promover um trânsito mais seguro Planejar trajeto, respeitar…

31 minutos ago

Atendimento do Núcleo de Apoio às Comarcas (Nacom) será online durante reforma entre 10 e 25/7

O Núcleo de Apoio às Comarcas (Nacom) do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizará…

35 minutos ago

Sistema de apoio ao crédito à exportação volta à pauta da CAE — Senado Notícias

Em reunião na terça-feira (15), com início às 10h, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE)…

1 hora ago

Inteligência Artificial do Judiciário tocantinense é finalista do Prêmio Conip de Excelência em Gestão Pública

O Sistema de Gestão Integrada das Serventias Extrajudiciais com Linguagem Inteligente (GiseLI), desenvolvido pelo Poder…

2 horas ago

Reunião no TJTO fortalece articulação do projeto “Maria nas Comunidades” no combate à violência contra a mulher

Com foco na prevenção, acolhimento e interiorização das ações de enfrentamento à violência contra a…

3 horas ago

Palmas recebe Superliga das Américas de Voleibol Adaptado à Melhor Idade  | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas recebe Superliga das Américas de Voleibol Adaptado à Melhor Idade  Prefeito em exercício, Carlos…

4 horas ago