Palmas desempenha um papel protagonista na geração de empregos no Estado do Tocantins. Dados divulgados pelo Ministério da Economia via Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), no início de novembro, confirmam que a capital tocantinense registrou o melhor saldo em setembro, com 665 novos postos de trabalho. O número corresponde a 41.7% do total formal gerado em todo estado no mês e reforça o projeto de desenvolvimento da gestão municipal na garantia de emprego e incentivo à economia.
Dentre as políticas públicas, acontece nesta terça-feira, 11, o lançamento do programa Palmas Mais Empregos que já conta com 15.000 currículos para mais de 600 vagas, em uma ação que contará com capacitações e entrevistas presenciais.
Os setores que mais contribuíram foram: serviços, comércio e indústria — evidenciando a diversificação da economia local. Ainda de acordo com a pesquisa divulgada, a maioria das vagas é ocupada por jovens entre 18 a 24 anos e aponta uma tendência de geração de empregos com carteira assinada, que beneficia diretamente às famílias palmenses.
Atração de investimentos e qualificação profissional
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Sedeem), segue fortalecendo as bases do crescimento econômico da Capital, com foco na geração de empregos, na atração de investimentos e no incentivo à economia solidária e ao empreendedorismo local. Entre os destaques do ano está o avanço da Regularização Fundiária Urbana de Interesse Específico (Reurb-E), que garante segurança jurídica e condições adequadas para que empresas se instalem e cresçam nos setores industriais de Palmas. A iniciativa também permite ampliar a base de arrecadação e gerar novos empregos.
Outro destaque é o investimento na modernização das feiras públicas, como a Feira da 304 Sul (Arse 31), que recebeu recurso de R$ 18 milhões em recursos de emenda parlamentar para obras de requalificação. O projeto visa melhorar as condições de trabalho, acessibilidade e conforto, transformando o espaço em um verdadeiro centro de convivência e negócios. A Casa do Empreendedor segue como referência no atendimento gratuito e especializado ao cidadão, superando a marca de dez mil atendimentos mensais em 2025 (o histórico da instituição era de quatro mil mensais). O espaço oferece consultoria empresarial, formalização de empresas, capacitação e serviços exclusivos voltados ao fortalecimento do pequeno negócio.
Gestão com foco em inovação e inclusão
A Sedeem também tem atuado para preparar a população para as novas demandas do mercado, com destaque para a formação empreendedora e a inserção profissional. O programa Terça Empreendedora, em parceria com o Sebrae Tocantins, segue oferecendo oficinas, palestras e mentorias gratuitas em temas como finanças, marketing digital e gestão de negócios, com foco nos microempreendedores e consultores renomados.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Henrique Nesello, os resultados alcançados refletem o compromisso da gestão com o desenvolvimento humano e econômico de Palmas: “A Prefeitura está construindo uma cidade preparada para o futuro, onde o crescimento econômico caminha lado a lado com a inclusão social. Cada ação da Secretaria, seja no crédito, na capacitação, na economia solidária ou na atração de investimentos, tem como objetivo gerar oportunidades e melhorar a vida das pessoas. Palmas está avançando com inovação, sustentabilidade e trabalho conjunto entre poder público, setor produtivo e sociedade civil”, destacou
Potencial aumenta no Natal
A edição de 2025 da campanha Natalzão CDL Palmas, com o tema ‘Venha Comprar em Palmas’, marca uma forte parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL) e Sedeem, com total envolvimento da Prefeitura de Palmas. A iniciativa tem como objetivo aquecer o comércio local no fim de ano, estimulando compras na Capital, gerando emprego e renda, e valorizando lojistas e consumidores com sorteios de prêmios como veículos 0 KM e iPhones. Também fazem parte da campanha ações complementares, como o mutirão ‘Palmas Mais Empregos’, o selo ‘Palmas Black’ para promoções especiais e o concurso ‘Comércio Luz’ para estimular a decoração natalina das lojas.
Desta forma, o poder público se alia ao setor privado para tornar Palmas o motor da geração de empregos no Estado do Tocantins. Os números apontam que as ações e políticas públicas implantadas já estão convergindo para um resultado palpável: mais vagas formais e mais oportunidades reais para trabalhadores e empresas.
Texto: Hugo Gross e Tainara Saraiva
Edição: Denis Rocha
Na manhã desta segunda-feira, 10, os vereadores que integram a Frente Parlamentar do Agro da…
Prefeitura de Palmas ressalta importância do cuidado com a saúde mental dos homens e orienta…
11/11/2025 - 10:51 Vinicius Loures / Câmara dos Deputados Ricardo Ayres recomendou a aprovação…
Guarda Metropolitana de Palmas apreende arma e entorpecentes durante patrulhamento no Recanto das Araras I…
Prefeitura inaugura Base Comunitária da Guarda Metropolitana na Praia da Graciosa em Palmas Funcionamento 24…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) publicou, por meio da Portaria nº 3741/2025, o…